Conversas grupo SIMAB

MARB contribui para dinamizar a economia no distrito de Braga

CMB04122019SERGIOFREITAS0000002151316

Instalação da Rangel teve um forte impacto na importância económica que o mercado tem na região. MARB emprega 400 pessoas, a que se somam ainda as das empresas.

Desde 2002 que o Mercado Abastecedor da Região de Braga (MARB) assumiu um papel muito importante na dinamização da economia do distrito, contribuindo para o sucesso financeiro das empresas que ali se instalaram.

Olga Pereira, representante do município de Braga na assembleia geral da MARB, salienta como o mercado não é apenas um “moderno, dinâmico e polivalente centro de logística e distribuição de base alimentar”, sendo ainda um “moderno centro de serviços de logística e de transporte”.

Neste ponto, destaca-se o recente centro de operações de logística industrial que resultou do investimento entre a Rangel Logistics Solutions e o MARB. O novo polo de 6500 m2 foi construído de raiz e a empresa é responsável por assegurar o suporte logístico à operação da Bosch car Multimédia Portugal, SA, num investimento estratégico de 48,1 milhões de euros que esta última empresa está a realizar na região norte, particularmente em Braga. Olga Pereira não hesita em considerar como “muito importante” este polo da Rangel, que veio criar mais postos de trabalho.Diretamente, o MARB emprega 400 pessoas, a que se somam ainda as das empresas.

A vereadora da Câmara Municipal de Braga destaca como o MARB tem “uma localização privilegiada, com acessos ótimos”, como as autoestradas A1 e A3, por exemplo. Neste mercado abastecedor estão 70 operadores (que, no conjunto, faturam cerca de 40 milhões de euros), sendo que 70% são grossistas de hortofrutícolas, com 66% da área de atividade a ser ocupada por empresas de logística. Já o MARB prevê um volume de negócios de 885 mil euros para este ano, com um resultado líquido de 234 mil . Olga Pereira revelou como durante 2020 “vai ser colocado em funcionamento um novo pavilhão, pelo que se prevê atingir um volume de negócios de um milhão de euros”.

A instalação da Rangel teve um forte impacto nos rendimentos operacionais do MARB, mas Olga Pereira referiu como esse impacto estende-se “ao nível da dinâmica operacional e funcional do mercado, nas mais-valias tecnológicas e estruturais associadas, nas sinergias que têm surgido entre as empresas da região e as instaladas no MARB, bem como ao nível da atratividade e notoriedade do mercado, enquanto centro logístico capaz de captar novos e inovadores negócios e investimentos com mais-valias e valor associado”.

Numa perspetiva educacional, o MARB tem uma colaboração com a Associação 5 ao Dia, num programa que nos últimos dez anos chegou a 15 mil crianças na região norte. Este pretende fomentar o consumo de pelo menos cinco porções de fruta e legumes diários e assim contribuir para uma alimentação saudável.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
7. Aeroporto de Londres Heathrow

Oficial. Portugal fora do corredor turístico do Reino Unido

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva. ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

Decisão do Reino Unido é “absurda”, “errada” e “desapontante”, diz Santos Silva

O primeiro ministro, António Costa.     MANUEL DE ALMEIDA / POOL/LUSA

António Costa admite despedimentos na TAP com menos rotas e aviões

MARB contribui para dinamizar a economia no distrito de Braga