Adeus precoce de Portugal no Euro 2020 visto por mais de 5,4 milhões de portugueses

O ​​​​​​​grupo IPG Mediabrands, através da agência Initiative, e em parceria com o Dinheiro Vivo, faz a antevisão e divulgação das audiências de todos os jogos do Euro 2020 transmitidos em sinal aberto.

O adeus que ninguém queria. Os detentores do título perderam por 1-0 diante da Bélgica e despediram-se do EURO 2020. Numa partida desinspirada, os comandados de Fernando Santos bem tentaram colocar a bola dentro da baliza de Courtois, mas esta não quis entrar. A TVI emitiu o desafio que atingiu mais de 5.4 milhões de portugueses que estavam a vibrar em casa. Em média, o jogo foi visto por 3.8 milhões de telespectadores, ou seja, 69.9% das pessoas que estavam a assistir naquele momento televisão no lar. Este foi o programa mais visto da televisão portuguesa nos últimos anos, superando as audiências das últimas grandes competições de futebol. A Sport TV1 transmitiu o jogo em simultâneo, tendo atingido uma audiência média de 137 mil telespectadores e um share de 2.5%. Na próxima ronda, os belgas defrontam a Itália em Munique.

(Pode ver o ranking de jogos mais vistos aqui)

Comparativo de audiências: Presença Oitavos de Final de Portugal vs. EURO"16 e Mundial"18

Comparando as audiências nas participações de Portugal nos jogos dos oitavos-de-final de grandes competições internacionais, regista-se um aumento de audiência média no jogo de ontem versus à eliminação sofrida contra o Uruguai no Mundial de 2018 (+30%) e versus a vitória no prolongamento frente à Croácia, em 2016 (+25%). Este crescimento em audiências demonstra um interesse real dos portugueses pelos jogos da Equipa das Quinas, mesmo com a pluralidade de servições streaming online existentes nos dias de hoje. Estes valores também foram alavancados pelo dever cívico de recolhimento imposto pela pandemia.

TVI alcançou o melhor resultado de share do ano

No dia em que Portugal ficou pelo caminho, a TVI voltou a superar a sua melhor prestação do ano ao ter atingido uma quota de share de 26.4%, mais 9.2 p.p. face à média do mês de maio. À exceção da RTP2, a estação de Queluz foi o único generalista a subir neste indicador, uma vez que a SIC se ficou pelos 17.2% e a RTP1 pelos 7.5%, o resultado mais baixo do ano para a estação de televisão pública. Já a Sport TV1 subiu para 1%, mais 0.6 p.p. versus média de maio.

Minuto a minuto TVI: Bélgica x Portugal

Analisando o jogo que ditou a eliminação de Portugal ao minuto, verifica-se uma atenção constante por parte do telespectador português durante toda a partida. Ainda assim, a 2.ª parte chamou a atenção de mais portugueses, sendo que o pico máximo de audiências se deu já perto do apito final, momento em que a turma portuguesa tentava de todas as maneiras e feitios marcar um golo para poderem ainda sonhar com a passagem aos quartos de final. Nesse período, mais de 4.2 milhões de portugueses estavam colados ao ecrã.

Telespectadores do Bélgica x Portugal com uma maior transversalidade de perfil

O perfil da partida de Portugal revelou-se mais transversal, quando comparado com os restantes jogos da competição. O jogo captou tanto a atenção de mulheres como de homens, sendo transversal à maioria das classes sociais e com maiores afinidades junto dos indivíduos com 35 e mais anos.

Outros destaques do fim de semana

O pontapé de saída dos oitavos de final do EURO 2020 deu-se no sábado, dia 26 de junho, com o jogo País de Gales 0 x 4 Dinamarca. A Dinamarca dominou a partida e foi a primeira equipa a qualificar-se para os quartos de final do torneio. A RTP1 transmitiu a partida, que contou com uma audiência média de 582 mil telespectadores e um share de 19.6%. Este foi o jogo do EURO 2020 transmitido em sinal aberto com as audiências mais baixas. Mais tarde nesse dia, a SIC exibiu a vitória sofrida da Itália contra a Áustria. Num jogo resolvido no prolongamento, os italianos levaram a melhor ao vencer por duas bolas a uma. O jogo registou uma audiência média de 1 milhão e 365 mil telespectadores e um share de 31.3%.

No dia de ontem, (17h), a Sport TV1 transmitiu em direto e em exclusivo o jogo Países Baixos 0 x 2 República Checa. Os terceiros classificados do grupo D eliminaram os primeiros do grupo C, num jogo visionado, em média, por 107 mil telespectadores e um share de 2.9%.

(Pode ver todas as análises de audiências sobre o EURO 2020 aqui)

Fonte: Elaborado por Initiative/Mediabrands Insight sobre dados CAEM/Gfk reproduzidos em YUMI - Mediamonitor; Alvo Ind. 4+ anos; Indicador de audiência utilizado em todas as análises: Total Dia.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de