Tecnologia

Depois deste vídeo vai deixar de usar o telemóvel ao volante

A carregar player...
Depois deste vídeo vai deixar de usar o telemóvel ao volante

Nova atualização de software da Apple vai permitir desligar notificações quando percebe que o utilizador está ao volante

Já lhe aconteceu fazer algo embaraçoso porque estava demasiado ocupado a olhar para o telemóvel? Quer seja para responder a uma mensagem de um amigo, quer seja a falar com um familiar pelo Live Video Streaming, utilizar o telemóvel enquanto está na rua pode fazer-lhe passar por situações caricatas. A situação muda de figura quando está ao volante de um carro.

A solução da Apple para evitar acidentes rodoviários

Para evitar a tentação de utilizar o telemóvel enquanto está a conduzir, a Apple arranjou uma solução. Na próxima atualização do software iOS11, a marca irá disponibilizar aos utilizadores do iPhone um serviço que permite desligar as notificações quando percebe que o utilizador está ao volante de um automóvel.

O serviço também conseguirá informar todos aqueles que o contactem, ao enviar uma mensagem automática que diz: “Estou a conduzir com o serviço ‘não perturbar’ ativado. Vejo a mensagem assim que chegar ao meu destino”.

Dessa forma, todas as notificações são desligadas – uma solução criada para combater a tentação e evitar os acidentes rodoviários.

Ao anunciar a nova versão do sistema operativo da Apple (com estreia marcada para o outono) o vice-presidente de engenharia de software da marca, Craig Federighi, disse que esta nova funcionalidade existe “para manter a atenção dos condutores na estrada. Quando se conduz um automóvel, a principal responsabilidade não é a de responder às mensagens. Na verdade, ninguém precisa de as ver enquanto conduz”.

Mas, e se o assunto for urgente? A verdade é que a Apple pensou em tudo e enviará a todos aqueles que contactem o condutor uma mensagem que diz “se o assunto for urgente, responda com a palavra urgente”. Dessa forma, a mensagem original do remetente é enviada ao condutor.

Resta esperar que a maioria dos remetentes não respondam à mensagem automática da Apple com a palavra “urgente”.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Inspeção Geral das Finanças tem inquérito a decorrer.

IGF detetou ilegalidades de 1900 milhões de euros em 2016

Patrick Drahi lidera grupo Altice. Fotografia: Filipe Amorim/Global Imagens

Acionistas da dona do Meo apresentam queixa por “informação falsa ou enganosa”

Fotografia: JOSÉ COELHO/LUSA

OE2018: Aprovado aumento extraordinário de 6 ou 10 euros nas pensões

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
Conteúdo TUI
Depois deste vídeo vai deixar de usar o telemóvel ao volante