Prémio Inovação NOS

Carlos Oliveira: “Contexto é ótimo” para transformação digital

Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga e da Startup Braga. Fotografia: Paulo Jorge Magalhães / Global Imagens
Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga e da Startup Braga. Fotografia: Paulo Jorge Magalhães / Global Imagens

Responsável da Startup Braga lembrou que na incubadora "não são aceites projetos que não sirvam no estrangeiro"

O atual contexto em Portugal é o ideal para promover a transformação digital nas empresas. As palavras são de Carlos Oliveira, presidente da Startup Braga e da InvestBraga, que esteve esta quinta-feira na conferência sobre transformação digital promovida no âmbito do Prémio Inovação NOS.

“O contexto atual é ótimo para a transformação digital por duas razões. “Temos excelente talento e capacidade na área do digital, graças à formação em universidades como a do Minho; por outro lado, temos as empresas a olhar esta transformação não como um fator sobrevivência mas sim de crescimento. Se quiser vender produtos na Europa e Estados Unidos tenho de apostar no canal digital”, assinalou Carlos Oliveira.

A região de Braga acolhe atualmente multinacionais como a Bosch, que deverá, em breve, exportar mil milhões de euros em componentes multimédia para a área automóvel. Este é mesmo considerado um “ótimo exemplo de uso de tecnologia na indústria 4.0”.

O líder da Startup Braga assinalou também que nesta incubadora “uma das preocupações desde a fundação é que as empresas existam para ter clientes e para resolver problemas pelos quais as pessoas estão dispostas a pagar”.

O responsável lembrou ainda que na Startup Braga “não são aceites projetos que não sirvam no estrangeiro”. Portugal é “um ótimo lugar para testes, com pouco risco”. Só que uma startup quiser começar a crescer “tem de ir para outros mercados”.

As declarações de Carlos Oliveira foram feitas no âmbito da terceira conferência da segunda edição do Prémio Inovação NOS – em parceria com o Dinheiro Vivo e a TSF -, que decorreu em Braga, no INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes. MÁRIO CRUZ/LUSA

Famílias ficam com um pouco mais de salário ao final do mês

Miguel Almeida, CEO da NOS

Comité de Ética da NOS vai ouvir os administradores envolvidos no Luanda Leaks

O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, discursa durante a cerimónia de tomada de posse do XXII Governo Constitucional, liderado pelo secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa, no Palácio da Ajuda, em Lisboa, 26 de outubro de 2019. ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

Marcelo: É bem-vindo a Portugal todo o investimento no respeito da legalidade

Carlos Oliveira: “Contexto é ótimo” para transformação digital