Conferência

“Começar Hoje”. Uma conferência que prepara jovens para o futuro profissional

A carregar player...
“Começar Hoje”. Uma conferência que prepara jovens para o futuro profissional

"Começar Hoje" decorre a 19 de novembro, em Aveiro, e é direcionada a jovens que estejam a preparar-se para o mercado de trabalho.

Numa altura em que o desemprego jovem atinge valores elevados e com a emigração em alta, o futuro dos jovens em Portugal está em debate. “Começar Hoje” vai ser a maior conferência jovem da região centro, composta por três painéis de discussão, com 19 convidados, de onde farão parte oradores como Wojciech Zytkowiak (Head of Talent Programmes & Employer Branding do grupo Jerónimo Martins), Ana Paula Rafael (CEO da Dielmar), Duarte Nuno Vieira (Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra), Samuel Carvalho (Diretor de Marketing da MOCHE).

Esta Conferência nasceu em 2015, por Miguel Frade, na altura com 26 anos, e de Ricardo Nora, de 19 anos, que perceberam que “o ensino normal não fornece todas as ferramentas necessárias para os alunos terem um futuro de sucesso. Têm de fazer mais, mas muitas das vezes ficam perdidos”, refere Miguel Frade, Manager da Conferência, em entrevista ao Dinheiro Vivo. Desta forma, a iniciativa é mais direcionada para os jovens entre os 16 e 22 anos, com o principal objetivo de funcionar como uma chamada de atenção para que os estudantes comecem a preparar o seu futuro profissional ainda antes de sair da escola. Assim, a Jerónimo Martins promove, pelo segundo ano consecutivo, um momento de discussão e proximidade entre jovens e jovens profissionais de diferentes ramos de atividade.

“A conferência Começar Hoje pretende servir de alerta para os jovens, mudando o seu mindset, tornando-os determinados, ativos, com vontade de crescer e de fazer melhor ao chegarem à vida ativa. (…) Este é um caminho que começa mais cedo (secundário, universidade), quando os jovens ainda mal começaram a despertar verdadeiramente para si e para o mundo. É exatamente neste ponto que se enquadra a conferência Começar Hoje. Pretendemos, com processos poderosos de ativação e através da voz e exemplo dos convidados (…) “acordar” estes jovens, contagiando-os para que se tornem polos de crescimento nos seus contextos, transmitindo-lhe conhecimento e níveis de experiência que, de outra forma, não atingiriam tão cedo”, explica o Manager.

O evento decorrerá no dia 19 de novembro, em Aveiro, no Quartel das Artes em Oliveira do Bairro, e espera cerca de 400 participantes. A entrada terá um custo mínimo de 5 euros, que garantirá aos participantes um dia inteiro de aprendizagem e a Organização irá ainda oferecer 10 bilhetes aos jovens institucionalizados na SOLSIL – Associação de Solidariedade Social do Silveiro (Oiã).

Com este evento, Miguel Frade espera obter “jovens mais atentos, menos “confortáveis”, mais capazes de ousar e de inovar e que sejam capazes de começar já a preparar o seu futuro”.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
psp

Governo prevê poupar 3 milhões com fardas de militares e polícias

António Costa, primeiro-ministro, e Mário Centeno, ministro das Finanças. Fotografia: Maria João Gala / Global Imagens

Gastos com gabinetes sobem quase 2%

Pequim gostaria de trabalhar com Washington

Portugal e China discutem comércio e investimento em Pequim

Outros conteúdos GMG
“Começar Hoje”. Uma conferência que prepara jovens para o futuro profissional