Empate que qualificou Portugal para os oitavos de final visto por cinco milhões

O ​​​​​​​grupo IPG Mediabrands, através da agência Initiative, e em parceria com o Dinheiro Vivo, faz a antevisão e divulgação das audiências de todos os jogos do Euro 2020 transmitidos em sinal aberto.

Portugal x França: 23 de junho - RTP1: 69,3% share

Portugal x França é o programa mais visto da TV portuguesa desde a final do EURO 2016

Portugal está qualificado para os oitavos de final do EURO 2020. Num jogo impróprio para cardíacos e com os ouvidos no que se estava a passar no outro jogo do grupo, a Seleção Nacional arrancou um empate a duas bolas frente à França. No total, foram mais de 5.1 milhões de portugueses que responderam "sim" à chamada para ver o jogo emitido pela RTP1, que registou uma audiência média de mais de 3.4 milhões de telespetadores, ou seja, 69.3% das pessoas que estavam a assistir naquele momento televisão no lar. É preciso recuar até ao período do EURO 2016, mais precisamente nos jogos dos quartos de final, meias-finais e final, para se encontrarem audiências semelhantes. A Sport TV1 transmitiu o jogo em simultâneo, tendo atingido uma audiência média de 116 mil telespectadores e um share de 2.3%. O próximo jogo da Equipa das Quinas é já no próximo domingo (27 de junho) contra a Bélgica, em Sevilha.

(Pode ver o ranking de jogos mais vistos aqui: https://euromonitor.mbww.pt/page.aspx?id=1279)

COMPARATIVO DE AUDIÊNCIAS: 3.ª JORNADA DA FASE DE GRUPOS EURO"16, "20 E MUNDIAL"18

Se olharmos para as audiências das outras partidas disputadas por Portugal na 3.ª jornada da Fase de Grupos do EURO 2016 e do Mundial 2018, verificamos que o Portugal 2 x 2 França foi a mais vista das últimas competições. O jogo de ontem superou em +55% a audiência do Hungria x Portugal e em +10% a do Irão x Portugal, destacando-se também dos jogos das outras duas primeiras jornadas jogadas nestes torneios. De relembrar que o resultado apresentado reflete as audiências oficiais, registadas pelos audímetros no lar, não captando o visionamento fora de casa.

DESDE 2016 QUE A RTP1 NÃO REGISTAVA UMA QUOTA DE SHARE TÃO ELEVADA

A RTP1 foi a estação líder de audiências no dia decisivo para a Seleção Nacional. A transmissão do jogo alavancou por completo as audiências da estação de televisão pública, que atingiu um share de 25.8%, mais 14.4 p.p. face à média de maio. A última vez que a RTP1 tinha ultrapassado este valor foi a 10 de julho de 2016, no dia da final do EURO 2016, que também opôs a Seleção Nacional aos gauleses. A SIC contou com um share de 17.3% e a TVI com 13.5%. A Sport TV1 voltou a subir neste indicador, alcançando 0.9%, mais 0.5 p.p. versus a média do mês de maio.

MINUTO A MINUTO RTP1: PORTUGAL x FRANÇA

O interesse dos portugueses pelo jogo revelou uma tendência crescente ao longo da sua emissão. O 1.º golo de grande penalidade de Cristiano Ronaldo deu um ligeiro impulso às audiências que foram crescendo até ao árbitro Mateu Lahoz apitar para o intervalo. Na 2.ª parte, foi também após o 2.º golo de Cristiano Ronaldo que as audiências voltaram a registar uma nova subida, mantendo-se estáveis até perto do apito final, altura em que se registou o pico máximo de audiências. Nesse minuto, mais de 4 milhões de portugueses estavam colados à RTP1 para verem os festejos de Portugal, que se apurou para os oitavos de final do EURO 2020.

PERFIL DOS TELESPECTADORES DO JOGO PORTUGAL x FRANÇA

O perfil do telespectador português do jogo decisivo Portugal x França foi mais transversal comparativamente às outras partidas do torneio. Tanto mulheres como homens assistiram à partida, que registou afinidades positivas junto de faixas etárias mais novas - com 35 e mais anos.

AUDIÊNCIAS DOS RESTANTES JOGOS DO DIA 23/06/2021

Ao mesmo tempo que jogavam Portugal e França, também se decidia em Munique a passagem aos oitavos de final do EURO 2020. A Alemanha esteve em desvantagem no marcador na maioria do tempo, mas conseguiu lograr o empate já perto do apito final. Desta forma, a seleção alemã eliminou a Hungria e passa em 2.º lugar no grupo de Portugal, defrontando a Inglaterra, em Wembley. A Sport TV2 transmitiu a partida, que obteve uma audiência média de oito mil telespectadores e um share de 0.2%, sendo este o jogo com menor audiência até ao momento, prejudicado pela transmissão simultânea do Portugal x França.

Mais cedo nesse dia, fecharam-se as contas do grupo E. A Espanha goleou a Eslováquia por cinco bolas a zero e garantiu a passagem à fase seguinte do torneio. A Sport TV1 emitiu o jogo que atingiu um total de 133 mil portugueses, correspondendo a uma audiência média de 36 mil telespectadores e um share de 1.6%. Ao mesmo tempo jogava-se o Suécia x Polónia, também do mesmo grupo. A Polónia, comandada pelo português Paulo Sousa, perdeu por 3-2 e disse adeus à competição. O jogo foi emitido pela Sport TV2 e observou uma audiência média de 26 mil telespectadores e um share de 1.1%.

Pode ver todas as análises de audiências sobre o EURO 2020 em https://euromonitor.mbww.pt/

Fonte: Elaborado por Initiative/Mediabrands Insight sobre dados CAEM/Gfk reproduzidos em YUMI - Mediamonitor; Alvo Ind. 4+ anos; Indicador de audiência utilizado em todas as análises: Total Dia.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de