Comemoração

França emite moeda com símbolos portugueses

Moeda comemorativa dos 550 anos do aniversário de Vasco da Gama e dos 500 da construção da Torre de Belém. (Fotografia: direitos reservados)
Moeda comemorativa dos 550 anos do aniversário de Vasco da Gama e dos 500 da construção da Torre de Belém. (Fotografia: direitos reservados)

República francesa emite moeda com busto de Vasco da Gama e Torre de Belém cunhados. Entra em circulação em Portugal a partir de março.

A Casa da Moeda de Paris vai assinalar os 550 anos do nascimento de Vasco da Gama e os 500 anos da construção da Torre da Belém com uma moeda comemorativa. E já não falta muito para andar nos bolsos dos colecionadores. A moeda estará a circular, em exclusivo, a partir de março em Portugal e chega a França no mês seguinte.

“Esta iniciativa pretende celebrar as relações de França com Portugal e o seu papel na descoberta do mundo”, disse o embaixador de França, Jean-Michel Casa, que falava aos jornalistas à margem da apresentação na Embaixada de França em Portugal.

Marc Schwartz, presidente da Casa da Moeda de Paris, reforçou: “Os portugueses são grandes colecionadores de moedas e medalhas”. Segundo explicou, a venda ao público será feita online.

Também presente, Gonçalo Caseiro, presidente da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, sustenta que o interesse em moedas comemorativas não é exclusivo de colecionadores. “Uma moeda é uma peça de arte para um colecionador, mas tem uma particularidade: cabe no bolso e pode ser transacionada como qualquer outra”, diz.

Num dos lados da moeda aparece o busco do infante navegador, enquanto a outra face mostra a Torre, monumento emblemático do período dos descobrimentos portugueses. A emissão prevista da moeda em ouro é de duas mil, com um valor facial de cinco euros; 500, de 50 euros; e 250 de 200 euros. Haverá também uma emissão especial de até três mil moedas em prata, com um valor facial de 10 euros.

*Título alterado às 18:40.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O ministro das Finanças, Mário Centeno. Fotografia: TIAGO PETINGA/LUSA

Governo ganha 128 milhões de euros em receita com aumentos da função pública

Autoridade para as Condições do Trabalho

Inspetores do Estado contra “140 anos para chegar ao topo da carreira”

Fotografia: Paulo Jorge Magalhães/Global Imagens

Incentivos fiscais à inovação dão 200 milhões às empresas

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
França emite moeda com símbolos portugueses