Comemoração

França emite moeda com símbolos portugueses

Moeda comemorativa dos 550 anos do aniversário de Vasco da Gama e dos 500 da construção da Torre de Belém. (Fotografia: direitos reservados)
Moeda comemorativa dos 550 anos do aniversário de Vasco da Gama e dos 500 da construção da Torre de Belém. (Fotografia: direitos reservados)

República francesa emite moeda com busto de Vasco da Gama e Torre de Belém cunhados. Entra em circulação em Portugal a partir de março.

A Casa da Moeda de Paris vai assinalar os 550 anos do nascimento de Vasco da Gama e os 500 anos da construção da Torre da Belém com uma moeda comemorativa. E já não falta muito para andar nos bolsos dos colecionadores. A moeda estará a circular, em exclusivo, a partir de março em Portugal e chega a França no mês seguinte.

“Esta iniciativa pretende celebrar as relações de França com Portugal e o seu papel na descoberta do mundo”, disse o embaixador de França, Jean-Michel Casa, que falava aos jornalistas à margem da apresentação na Embaixada de França em Portugal.

Marc Schwartz, presidente da Casa da Moeda de Paris, reforçou: “Os portugueses são grandes colecionadores de moedas e medalhas”. Segundo explicou, a venda ao público será feita online.

Também presente, Gonçalo Caseiro, presidente da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, sustenta que o interesse em moedas comemorativas não é exclusivo de colecionadores. “Uma moeda é uma peça de arte para um colecionador, mas tem uma particularidade: cabe no bolso e pode ser transacionada como qualquer outra”, diz.

Num dos lados da moeda aparece o busco do infante navegador, enquanto a outra face mostra a Torre, monumento emblemático do período dos descobrimentos portugueses. A emissão prevista da moeda em ouro é de duas mil, com um valor facial de cinco euros; 500, de 50 euros; e 250 de 200 euros. Haverá também uma emissão especial de até três mil moedas em prata, com um valor facial de 10 euros.

*Título alterado às 18:40.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Página inicial

Página inicial

REUTERS/Stephen Lam/File Photo

Moedas como Libra do Facebook podem diminuir poder dos bancos centrais

Outros conteúdos GMG
França emite moeda com símbolos portugueses