Digitalks 2019

4 regras para criar conteúdos virais

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Ben Kaplan, fundador e CEO da PR Hacker, e mestre da informação viral, foi um dos participantes da Digitalks 2019, em Lisboa.

Como criar informação viral, aquela que incentiva à partilha uma e outra vez, num ciclo várias vezes repetido, desafiou Ben Kaplan, o cabeça de cartaz da Digitalks 2019, entrando em palco “à americana”, de forma enérgica, voz clara e bem posicionada.

A missão do fundador e CEO da PR Hacker, uma empresa de relações públicas especializada em publicidade viral, foi ensinar às centenas de pessoas sentadas na sala de conferências do Fórum do Polo Tecnológico de Lisboa os quatro princípios da viralidade. Mas antes de começar pediu a todos para repetirem alto uma série de frases chave para envolvimento e motivação.

Para se ser viral é preciso em primeiro lugar integrar a mensagem no contexto, relacionando o conteúdo com o que está a acontecer à volta, em determinado momento na atualidade. Depois, não esquecer que as ideias e as emoções são virais. “Uma ideia é fácil de espalhar quando é simples, surpreendente e significativa.” A mensagem deve ser fácil de entender em menos de sete segundos, deve desafiar as expectativas de quem a recebe e, por fim, tem de conter uma verdade profunda.

A criatividade também é viral. Uma forma de ser viral é conseguir que as grandes empresas instaladas falem da nossa marca que acaba de nascer. Fazer referência a notícias publicadas nos media também ajuda a que o conteúdo seja mais vezes partilhado. Em suma, resume Ben Kaplan, o que ele chama de “matemática da viralidade”: “a viralidade é a soma de múltiplas histórias contagiosas.”

Kaplan começou a ser conhecido com a publicação do livro How to Go to College Almost for Free (HarperCollins Publishers), um best-seller em que relata como conseguiu pagar o curso na Universidade de Harvard (onde estudou Economia) apenas com bolsas de estudo no valor de 90 mil dólares.

Hoje tem uma forte presença nos media norte-americanos, tendo participado em mais de dois mil programas de rádio e televisão, incluindo em shows de grande audiência, como Oprah e Good Morning America. Assinou também artigos de opinião em publicações de referência, como o New York Times e a revista TIME.

Gestor de eventos, um cargo em alta

De Silicon Valley veio também Vasil Azarov, fundador da Growth Marketing Conference, mega conferência que vai acontecer em dezembro deste ano em São Francisco, nos Estados Unidos. Falou da importância crescente da função de gestor de eventos, dizendo que cada vez mais as empresas em Silicon Valley estão a contratar diretores e especialistas em eventos para garantirem que o orçamento é bem aplicado.

Contudo, ser uma pequena empresa ou startup não é impeditivo de realizar eventos, disse, sugerindo a plataforma Meetup.com, onde é muito fácil criar um.

Um evento deve ser uma experiência memorável.” Não é por contratar celebridades e ter comida gourmet que o evento não é esquecido, mas sim quando oferece algo às pessoas que as faz sentirem-se especiais”, defendeu Vasil Azarov.

Desde 2009 que o Digitalks é uma referência do setor digital brasileiro. Pertence ao grupo iMasters e E-Commerce Brasil e em 2018 abriu um escritório em Portugal. O evento, que quer promover a transformação digital das empresas nacionais, estreou-se nesta semana em Portugal e teve como palco o Lispólis – Pólo Tecnológico de Lisboa.

Ao longo dos dois dias passaram pelo Digitalks 720 pessoas, segundo dados da organização. Mais de 15 empresas expuseram na feira de negócios que decorreu em paralelo, e o fim do dia foi sempre de festa na esplanada do Fórum Tecnológico. A última noite trouxe animadores brasileiros de samba para agitar quem ainda ficou após dias cheios de palestras e oportunidades de networking.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Fotografia: João Manuel Ribeiro/Global Imagens

Número de desempregados é o mais baixo dos últimos 28 anos

Cristina Casalinho, presidente do IGCP. Fotografia: Diana Quintela / Global Imagens

Portugal garante juros mais negativos em emissão de 1250 milhões

Presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi. REUTERS/Francois Lenoir

Draghi atira juros para mínimos históricos e abre guerra com Trump

Outros conteúdos GMG
4 regras para criar conteúdos virais