Educação

Gulbenkian e MIT vão apoiar ideias que promovam desenvolvimento de competências

(D.R)
(D.R)

A Fundação Calouste Gulbenkian junta-se ao MIT para um prémio que quer apoiar soluções que promovam o desenvolvimento de competências e aprendizagens.

Em parceria como instituto norte-americano MIT, a Fundação Gulbenkian lança um concurso que quer apoiar soluções tecnológicas que permitam promover o desenvolvimento de qualificações e aprendizagens ao longo da vida, já a pensar no mercado de trabalho pós-covid-19.

Em comunicado, a Gulbenkian e o Solve.MIT notam que a pandemia afetou um mercado de trabalho que já estava em “pleno processo de transformação devido à automação, à inteligência artificial e outras inovações tecnológicas”, notando ainda que o vírus já está a ter “efeitos disruptivos no contexto laboral e empreendedor.”

Perante este cenário, a Gulbenkian e o Solve.MIT, uma das iniciativas do Massachusetts Institute of Technology (MIT), consideram que é fundamental o desenvolvimento de competências que permitam estar em vantagem no mercado de trabalho, que procurará competências e recursos específicos.

Assim, é lançado o prémio Gulbenkian Award for Adult Literacy , que irá procurar soluções tecnológicas que possam responder ao desafio de bons trabalhos e empreendedorismo inclusivo. A pergunta feita pelo MIT é a de “como é que as populações marginalizadas podem ter acesso e criar bons empregos e oportunidades empreendedoras para si mesmos”.

Está em jogo um prémio global de até 300 mil dólares (cerca de 277 mil euros) para os projetos escolhidos. Além disso, o Solve.MIT assegurará também uma rede de mentoria e acompanhamento dos projetos escolhidos.

O Solve.MIT tem vindo a promover soluções de base tecnológica que respondam às questões mais prementes à escala global. Este ano, associaram-se ao Solve.MIT, como parceiros a Fundação Calouste Gulbenkian, a General Motors, a Andan Foundation, a Vodafone Americas Foundation e a Abu Dhabi Crown Prince Court, para promoverem as melhores soluções para os desafios definidos.

As candidaturas a este prémio devem ser entregues até dia 18 de junho, através do site da iniciativa do MIT.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Biedronka assegura 68% das vendas; Pingo Doce 24%

Jerónimo Martins vai impugnar coima de 24 milhões na Polónia

Parque Eólico

EDP Renováveis vende sete parques eólicos à Finerge em Espanha

Luís Máximo dos Santos é presidente do Fundo de Resolução.

Fundo de Resolução diz que comprador da GNB tinha a proposta “mais atrativa”

Gulbenkian e MIT vão apoiar ideias que promovam desenvolvimento de competências