Dinheiro Vivo TV

Candidatos aceitam desafio de entrevistas num “escritório” de quatro rodas

A carregar player...

No último dia do evento da Microsoft dedicado à educação e formação, 400 candidatos aceitaram o desafio de entrevistas rápidas.

A buzina toca e rapidamente há troca de lugares nos doze Minis estacionados em frente ao Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa. Cada toque representa o fim de uma ronda de entrevistas rápidas, com a duração de dez minutos.

É este o desafio do Job Pitch Challenge, iniciativa integrada no evento Build Brighter Futures, que decorreu esta quinta-feira. Cada candidato podia entrar num carro com os CEO e altos quadros de empresas de vários setores, desde a área de tecnologia e consultoria, recursos humanos, hotelaria, retalho ou energia.

Vanda Jesus, da Microsoft Portugal, descreve a iniciativa como uma forma de as empresas envolvidas no evento Building the Future conseguirem conhecer candidatos, num contexto diferente, sem procurar papéis específicos. “Não tem de haver um trabalho ou um job role, mas sim uma oportunidade para conhecer talento”.

No total, a organização recebeu 500 candidaturas para esta iniciativa, com a possibilidade de os candidatos escolherem mais do que uma empresa para entrevista. Foi justamente isso que fizeram Sara Aguiar e Bernardo Matos, com uma experiência recente no mundo académico, que previam um dia cheio de entrevistas deste formato. Para Sara, prestes a terminar o mestrado em Gestão, a possibilidade de apresentar o seu perfil aos quadros de topo das empresas e trocar experiências é um dos atrativos da experiência.

José Theotónio, CEO do grupo Pestana, foi um dos responsáveis que aceitou o desafio das entrevistas rápidas. Para o responsável, a principal dificuldade foi o processo de seleção. “Tivemos de escolher seis candidatos, de um total de 200 candidaturas recebidas, de uma qualidade muitíssimo boa”, explica. No final da ronda, o balanço era positivo, resumia. Um dos perfis pretendidos estava ligado à área de dados, com o CEO a explicar a ambição de recrutar pessoas capazes de tirar proveito dos dados com o objetivo de melhorar a experiência com o cliente.

No total, passaram por este formato de entrevistas 35 CEO e 150 managers de empresas. Ao longo dos três dias de evento Building the Future, a Microsoft Portugal contabiliza 12500 participantes. Nesta segunda edição, o terceiro dia foi inteiramente dedicado à área da educação e formação, com o nome Build Brighter Futures.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O ministro de Estado e das Finanças, Mário Centeno. Fotografia: TIAGO PETINGA/LUSA

OE2020. O orçamento que já não é

A Saudi Aramco, na Arábia Saudita, é a maior petrolífera do mundo e lidera a guerra comercial com a Rússia. Fotografia: Fayez Nureldine / AFP

Petróleo atravessa, provavelmente, “a sua maior crise de sempre”

A zona desportiva de Felgueiras está encerrada por precaução contra a propagação do vírus Covid-19. OCTAVIO PASSOS/LUSA

Assistência a filhos em isolamento paga a 100% a partir de hoje

Candidatos aceitam desafio de entrevistas num “escritório” de quatro rodas