Jogo Bélgica x Itália visto por média de 1,4 milhões de portugueses

O grupo IPG Mediabrands, através da agência Initiative, e em parceria com o Dinheiro Vivo, faz a antevisão e divulgação das audiências de todos os jogos do Euro 2020 transmitidos em sinal aberto.

Itália nas meias finais do Euro 2020 após eliminar carrasco de Portugal

Jogaram-se na sexta-feira e no sábado os desafios a contar para os quartos de final do EURO 2020. No primeiro dia desta fase, a TVI foi a estação de televisão que emitiu o jogo Suíça x Espanha. Resolvida apenas nas grandes penalidades, a Espanha até entrou a vencer, mas um golo de Shaqiri aos 68 minutos baralhou a estratégia espanhola, obrigando à realização de um prolongamento e consequentes grandes penalidades. Vista por uma média de 886 mil telespetadores, a partida contou ainda com um share de 30.9%. A Sport TV1 transmitiu o jogo em simultâneo tendo registado uma audiência média de 45 mil telespetadores e um share de 1.6%.

Logo depois entraram em campo a Bélgica e a Itália. Os belgas, que eliminaram Portugal nos oitavos de final, perderam o jogo por duas bolas a uma, numa partida em que o resultado final se fechou ainda na primeira parte. No total, mais de 3.3 milhões de portugueses viram o jogo, visto em média por cerca de 1.4 milhões, ou seja, 30.6% das pessoas que estavam a assistir naquele momento televisão no lar, subindo automaticamente para o top de programas mais vistos do dia. A Sport TV1 também emitiu o desafio. Com uma audiência média de 85 mil telespectadores e um share de 1.9%, esta foi a partida dos quartos de final mais vista em sinal fechado.

No sábado jogaram-se as outras duas partidas desta fase. A Inglaterra foi até Roma e eliminou a Ucrânia numa partida dominada pelos ingleses, na qual o resultado final se fixou nos 0-4. Harry Kane, com dois golos, Maguire e Henderson fizeram os tentos que deram ainda mais esperança aos ingleses na conquista do troféu. A RTP1 transmitiu a partida (programa mais visto do dia), que atingiu uma audiência média de 1.2 milhões de telespetadores e um share de 27.6%, entrando no top 10 dos jogos mais vistos do EURO 2020. Mais cedo nesse dia, a Dinamarca eliminou a República Checa por 1-2, num jogo bastante equilibrado. Desde 1992 que os dinamarqueses já não chegavam ao uma fase tão adiantada da competição. Em média, mais de 67 mil portugueses assistiram ao jogo na Sport TV1, numa emissão direta e exclusiva. Nas meias-finais a Dinamarca vai defrontar a Inglaterra e a Itália a Espanha. Ambos os jogos vão ser disputados em Wembley.

(Pode ver o ranking de jogos mais vistos aqui: https://euromonitor.mbww.pt/page.aspx?id=1279 ).

Audiências de SIC, TVI e RTP1 aumentam com a transmissão dos jogos dos quartos de final

No dia 2 de julho, TVI e SIC registaram um incremento na sua quota de share, fruto da transmissão dos jogos a contar para os quartos de final do torneio. A SIC foi a estação líder do dia, já que atingiu um share de 21.1%, mais 0.9 p.p. face a maio de 2021. Ainda assim, foi a TVI o canal que mais cresceu. Com um share de 20.2%, a estação de Queluz aumentou 3 p.p. neste indicador face à média acumulada de maio. Também a RTP1 beneficiou com a transmissão do jogo Ucrânia x Inglaterra. No dia 3 de julho, o canal atingiu um share de 12.9%, mais 1.5 p.p. versus maio, tendo sido, a par da RTP2, o único canal generalista a aumentar estes valores. Este foi o melhor resultado da estação de televisão pública desde o dia em que transmitiu o jogo Portugal x França.

Pode ver todas as análises de audiências sobre o EURO 2020 em https://euromonitor.mbww.pt/

Fonte: Elaborado por Initiative/Mediabrands Insight sobre dados CAEM/Gfk reproduzidos em YUMI - Mediamonitor; Alvo Ind. 4+ anos; Indicador de audiência utilizado em todas as análises: Total Dia.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de