Prémio Inovação NOS

Jorge Portugal: “Portugal está a revelar-se um país inovador”

A carregar player...
Jorge Portugal: “Portugal está a revelar-se um país inovador”

O diretor-geral da COTEC, Jorge Portugal, diz que as empresas estão a transformar produtos tradicionais em bens mais avançados.

Como estão as empresas industriais a reagir a estes novos desafios da indústria 4.0?

Estão a reagir de forma positiva, sobretudo porque têm consciência de que têm de manter os seus níveis de competitividade, a sua capacidade exportadora, a capacidade de manterem à frente da concorrência. Por isso vêem a incorporação dos conceitos de tecnologia como uma necessidade, porque faz parte daquilo que é a transformação do negócios e daquilo que é a capacidade de focar noutros mercados e criar o futuro das suas empresas.

Como está a decorrer a monitorização e o acompanhamento do programa Indústria 4.0?

Está a decorre dentro do previsto, no sentido em que estamos a montar uma plataforma que tenta ser abrangente de maneira a poder perceber qual o impacto que a adopção desta tecnologias e das políticas públicas que estão em curso tem na competitividade das empresas. E acima de tudo, poder fazer isso num quadro em que podemos perceber qual é esse impacto, quais são as áreas onde ainda é preciso trabalhar mais, e é necessário desenvolver novas intervenções e com isso ter aqui uma possibilidade de poder ajustar essas políticas e as intervenções àquilo que são as necessidades das empresas para poder manter a sua produtividade.

Estão a surgir no mercado inovações made in Portugal que vão de encontro a estes novos desafios?

Portugal está a revelar-se um país inovador, através da sua indústria e das suas empresas, porque estas estão a incluir dentro dos produtos que desenvolvem uma ligação aquilo que é o essencial na Indústria 4.0, que são as plataformas digitais, de forma a utilizar esses dados e conteúdos de uma forma mais inteligente, mais eficiente e com maior durabilidade e com custos de manutenção mais baixos e com maior valor para os utilizadores. Por isso, as empresas portuguesas estão a inovar transformando produtos tradicionais, em produtos mais avançados, com maior desempenho a partir da aplicação de tecnologias e conceitos de digitalização. E isto está a conferir competitividade e vantagens aos produtos portugueses.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Bosch Aveiro

Investimento estrangeiro cria quase 8 mil empregos em 2017

Pedro Mota Soares, deputado do CDS-PP. Fotografia: Filipe Amorim/Global Imagens

Aprovado diploma do CDS que elimina taxa dos combustíveis

Carlos Costa, governador do Banco de Portugal Fotografia: REUTERS/Rafael Marchante

Guerra comercial generalizada rouba 2,5% à economia portuguesa até 2020

Outros conteúdos GMG
Jorge Portugal: “Portugal está a revelar-se um país inovador”