Mobi Summit

Mais de 240 mil viagens apoiadas com app da EDP

imagem_abertura_edp_mobilidade_eletrica_DV_EDP

A EV.X é uma aplicação que simula, numa viagem, a poupança de custo e de Co2, caso o veículo fosse elétrico. Os 21 mil que já a usaram poupariam mais de 220 mil euros.

Mais de 240 mil viagens de carro já foram feitas com o apoio da aplicação para smartphones da EDP, destinada a sensibilizar os condutores para os benefícios da mobilidade elétrica. Segundo informação avançada pela elétrica nacional, a app EV.X acaba de ultrapassar as 21 mil descargas em setembro, tendo sido utilizada em mais de 242 mil viagens em Portugal. E se todas essas viagens tivessem sido em modo elétrico, a poupança potencial para os condutores teria mesmo ultrapassado os 221 mil euros.

Estes números comprovam que os condutores de veículos tradicionais estão cada vez mais despertos para as questões ligadas à mobilidade elétrica: seja pelo fim das emissões de gases poluentes para a atmosfera, enquanto viajam, seja pelas poupanças que conseguiriam obter mensalmente, trocando um veículo de combustão por um elétrico.

E é precisamente este tipo de informações que podem ser prestadas pela app, ao minuto, ao longo de uma viagem. É possível saber detalhes como o nível de bateria ao fim de cada dia ou viagem; perfil de carregamento, com indicação da frequência de carregamentos por semana; poupanças obtidas pela utilização do carro elétrico; padrão de viagens; emissões de CO2 evitadas.

Apresentada ao público no Lisbon Mobi Summit, o maior evento nacional de promoção de mobilidade sustentável, em outubro do ano passado, a app já foi usada para percorrer mais de 4 milhões e 700 mil quilómetros.

Em média, cada viagem percorrida com a EDP EV.X durou cerca de 18 quilómetros e terá permitido poupar 89 cêntimos por deslocação, se utilizada já num veículo elétrico, ou mostrou a um condutor de veículo a combustão que esses seriam os potenciais ganhos, caso optasse por uma mobilidade mais limpa.

Os dados recolhidos pela aplicação permitem também perceber que seriam poupadas mais de 198 toneladas de CO2, com recurso a um veículo elétrico, e que, em 94% dos casos, os utilizadores da EV.X não precisariam de parar para carregar os veículos, durante os seus percursos.

“O objetivo da app EV.X, desenvolvida internamente na EDP, é sensibilizar para a necessidade urgente na implementação de sistemas alternativos à mobilidade poluente, ao simular a vida de cada utilizador se utilizasse um veículo elétrico, comparando os consumos e custos deste com os de um veículo a combustão”, refere a empresa.

A EDP. EV.X foi recentemente distinguida pelo Laboratório Nacional de Energia Renovável dos EUA (NREL) como um caso exemplar de sucesso de uma tecnologia desenvolvida por uma utility europeia.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
(Gustavo Bom / Global Imagens )

Englobamento agrava IRS para rendimentos ‘protegidos’ pelo mínimo de existência

(Gustavo Bom / Global Imagens )

Englobamento agrava IRS para rendimentos ‘protegidos’ pelo mínimo de existência

Salvador de Mello
( Álvaro Isidoro / Global Imagens )

Saúde não pode andar “ao sabor de ventos políticos”

Outros conteúdos GMG
Mais de 240 mil viagens apoiadas com app da EDP