Mais de 4.5 milhões de portugueses viram Itália vencer o Euro 2020 nos penáltis

O grupo IPG Mediabrands, através da agência Initiative, e em parceria com o Dinheiro Vivo, faz a antevisão e divulgação das audiências de todos os jogos do Euro 2020 transmitidos em sinal aberto.

A Squadra Azurra sucedeu a Portugal e sagrou-se vencedora do EURO 2020. Os italianos venceram a Inglaterra nos penáltis e levantaram o troféu 53 anos depois. Gianluigi Donnarumma foi o herói da partida ao defender duas grandes penalidades, levando os ingleses às lágrimas. O derradeiro jogo da competição foi transmitido pela RTP1, que atingiu mais de 4.5 milhões de portugueses, a que correspondeu a uma audiência média de 2.3 milhões de telespectadores e um share de 45.5%. Este foi o programa mais visto do dia e o 5.º jogo mais visto de toda a competição, ficando apenas atrás das transmissões dos jogos da Seleção Nacional. A Sport TV emitiu o jogo em simultâneo, tendo agarrado ao ecrã, em média, mais de 75 mil telespectadores.

Se compararmos as audiências desta final com a do EURO 2016 e a do Mundial 2018, infere-se o interesse dos portugueses pelo jogo decisivo aumentou face à final do Mundial 2018. No dia em que a França bateu a Croácia, a RTP1 contou com uma audiência média de 1.5 milhões de telespectadores, ou seja, menos 32% face ao jogo de ontem. No entanto, a final do EURO 2016, em que Portugal saiu vencedor, foi a mais vista, uma vez que atingiu uma audiência média de 3.7 milhões de telespectadores.

(Pode ver o ranking de jogos mais vistos aqui).

RTP1 lidera o dia e atinge a 2.ª melhor marca do ano

A Itália foi a grande vencedora do EURO 2020 e a RTP1 líder de audiências no dia da final do torneio. A estação de televisão pública atingiu um share de 19.6%, mais 8.2p.p. face à média de maio, o que significa que o canal atingiu a sua 2.ª melhor marca do ano. No acumulado da competição, a RTP1 registou um share de 11.6%, mais 0.2 p.p. face à média de maio, significando que a transmissão dos jogos do EURO 2020 tiveram um impacto direto na performance do canal.

Neste dia, a SIC observou uma quota de share de 16.8% e a TVI de 12.4%. Já Sport TV cresceu 0.1 p.p. face a maio, atingindo 0.5% de share.

Minuto a minuto RTP1: Itália x Inglaterra

Os telespectadores portugueses cumpriram a tradição e assistiram a mais uma final do Euro, transmitida pela RTP1. E o interesse pela partida foi crescente ao longo de toda a emissão. O golo madrugador do inglês Luke Shaw despertou a atenção dos portugueses e catapultou a RTP1 para a liderança no período do jogo. O momento mais visto de toda a partida deu-se durante as grandes penalidades, mais precisamente no fatídico falhanço de Saka no penalti decisivo, que permitiu a defesa do guardião italiano. Nessa altura, estavam sintonizados na RTP1 perto de 3 milhões de portugueses.

Último jogo do Europeu com um perfil mais transversal em idade vs. restantes jogos

O perfil da final do EURO 2020 registou maiores afinidades junto de um público masculino, de classe social média, média /baixa e com idades a partir dos 45 e mais anos.

Pode ver todas as análises de audiências sobre o EURO 2020 aqui.

Fonte: Elaborado por Initiative/Mediabrands Insight sobre dados CAEM/Gfk reproduzidos em YUMI - Mediamonitor; Alvo Ind. 4+ anos; Indicador de audiência utilizado em todas as análises: Total Dia.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de