Mais de quatro milhões de portugueses viram a derrota da seleção nacional

O grupo ​​​​​​​IPG Mediabrands, através da agência Initiative, e em parceria com o Dinheiro Vivo, faz a antevisão e divulgação das audiências de todos os jogos do Euro 2020 transmitidos em sinal aberto.

Portugal x Alemanha é o programa mais visto de 2021

A Seleção Nacional perdeu por 2-4 contra a Alemanha, num jogo a contar para a 2.ª jornada da fase de grupos do EURO 2020. A Equipa das Quinas até entrou a ganhar, com um golo de Cristiano Ronaldo, mas a seleção comandada por Joachim Low superiorizou-se e deu a volta ao resultado. Com este resultado, a qualificação para a fase seguinte ainda se mantém em aberto. A TVI emitiu a partida e atingiu um total de mais de 4 milhões de portugueses, a que correspondeu uma audiência média de 2 milhões e 668 mil telespetadores. O jogo registou ainda um share de 64.2%, tornando-se, até ao momento, a partida mais vista do torneio e o programa mais visto da televisão portuguesa em 2021. De referir também que a Sport TV1 transmitiu o jogo em simultâneo. Em média, mais de 139 mil portugueses sintonizaram-se no canal, que verificou um share de 3.4%.

(Pode ver o ranking de jogos mais vistos aqui: https://euromonitor.mbww.pt/page.aspx?id=1279).

A Seleção Nacional não aproveitou assim a escorregadela da França, que mais cedo nesse dia empatou a uma bola contra a Hungria, isolando-se no comando do Grupo F. A Sport TV1 foi a estação de televisão responsável por emitir o jogo, que verificou uma audiência média de 124 mil telespetadores e um share de 4%.

Comparativo de audiências: 2.º jogo de Portugal vs. EURO"16 e Mundial"18

Se compararmos os resultados das audiências deste 2.º jogo com os de competições anteriores, verifica-se que este foi ligeiramente menos visto face ao 2.º jogo de Portugal no EURO 2016. Ainda assim, conseguiu superar a audiência média do 2.º jogo de Portugal no Mundial de 2018 em mais 20%. Nessa altura, a vitória de Portugal por 1x0 frente a Marrocos, foi transmitida a um dia de semana, às 13h, sendo que este período horário não beneficiou a transmissão da partida. Estes resultados demonstram que o interesse dos portugueses pelo EURO 2020 e, mais propriamente, pelos jogos da Equipa das Quinas se mantém em alta.

TVI alcançou o melhor resultado de share do ano

No dia de transmissão do jogo Portugal x Alemanha, a TVI atingiu o melhor resultado de share do ano. Com 25%, a estação de Queluz ganhou mais 7.8 p.p. face à média do mês de maio. A SIC foi o 2.º canal mais visto, com 15.7 (-4.5 p.p. vs. média de maio) e a RTP1 registou 8% (-3.4 vs. média de maio). A estação de televisão pública registou, assim, a quota de share mais baixa do ano. No sentido inverso esteve a Sport TV1, que voltou a beneficiar da transmissão de jogos do EURO 2020. Neste dia, o canal aumentou o seu share em mais 1.1 p.p. alcançando 1.5%, o melhor resultado desde o início da competição.

Minuto a minuto TVI: Portugal x Alemanha

Na análise ao minuto da vitória alemã sobre a Equipa das Quinas, registou-se uma tendência de audiências crescente ao longo da primeira parte. O golo de Cristiano Ronaldo, aos 15 minutos, deu um impulso às audiências da TVI que se estabilizaram na 2.ª parte. Ainda assim, o pico máximo deu-se já perto do apito final, momento em que a Seleção Nacional tentava diminuir a desvantagem para os seus oponentes. Nesse período, estavam colados à televisão mais de três milhões de portugueses.

Perfil do jogo mais transversal versus outros jogos do EURO 2020

O perfil da partida de Portugal revelou-se mais transversal, quando comparado com os restantes jogos da competição. Embora com um perfil ligeiramente mais masculino, o jogo captou a atenção de todos os portugueses, especialmente a partir dos 35 anos.

Outros destaques do fim de semana

Na sexta-feira, dia 18 de junho, a SIC transmitiu o empate sem golos da Inglaterra x Escócia. A partida foi vista, em média, por 1 milhão 199 mil telespetadores a que correspondeu um share de 26.5%. Este foi o programa mais visto do dia e ajudou a SIC a liderar, já que observou uma quota de share no total do dia de 21.2%, mais 1 p.p. face à média de maio. Mais cedo nesse dia, a Suécia venceu a Eslováquia por 1 x 0 num jogo transmitido pela Sport TV1. Nesse período, estavam sintonizados, em média, na Sport TV1 cerca 22 mil telespetadores. Logo depois, às 17h, o mesmo canal emitiu o Croácia x República Checa. O jogo, que terminou empatado a uma bola, foi visto em média, por 65 mil telespetadores.

Já no dia de ontem (20 de junho), destaque para as derradeiras partidas do Grupo A. A turma italiana, liderada por Roberto Mancini, fez o pleno de vitórias na fase de grupos ao vencer em casa o País de Gales por uma bola a zero. Pessina fez o único tento da partida, transmitida pela TVI, que agregou, em média, 776 mil telespetadores. Esta, foi até ao momento, o jogo do EURO 2020 menos visto em sinal aberto. As contas do grupo A ficaram fechadas após a vitória Suíça contra a Turquia. O país helénico venceu por 3 x 1 e ficou na 3.ª posição do grupo. A partida foi transmitida em exclusivo pela Sport TV2, que registou uma audiência média de 29 mil telespetadores. Neste dia a SIC foi o canal mais visto do dia com um share de 20.3%. A TVI registou 14.6%, a RTP1 9.6% e a Sport TV1 0.3%.

Pode ver todas as análises de audiências sobre o EURO 2020 em https://euromonitor.mbww.pt/

Fonte: Elaborado por Initiative/Mediabrands Insight sobre dados CAEM/Gfk reproduzidos em YUMI - Mediamonitor; Alvo Ind. 4+ anos; Indicador de audiência utilizado em todas as análises: Total Dia.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de