Prémio Inovação NOS

O maior desafio da economia digital são as pessoas e a sua requalificação

A carregar player...
O maior desafio da economia digital são as pessoas e a sua requalificação

As pessoas que estão no ativo têm de ser formadas e não pensar só em substituí-la pelas gerações mais jovens

“Quando se fala em economia digital, o principal desafio em Portugal não é tecnológico, porque aí o nosso país dá cartas. O maior desafio são as pessoas”, defendeu João Vasconcelos no debate sobre “O poder da economia digital”, que juntou três CEO da área digital.

“E não estamos a falar dos jovens, esses já estão bem preparados, mas o que é preciso é formar as pessoas que estão no ativo, prepará-las para lidar com as novas tecnologias, em vez de pensar em despedi-las para pôr os mais qualificados no seu lugar”, sublinhou o ex-secretário de Estado da Indústria.

A maior barreira, o maior desafio a abraçarmos o digital, são, de longe, para João Vasconcelos, as pessoas que estão nas empresas e não quem está na escola, “que essas novas gerações têm qualificações. É quem está neste momento no ativo, são esses que temos de requalificar”.
As apostas em Portugal têm de ser feitas a nível da formação profissional, em primeiro lugar, mas também no ensino secundário e superior.

O problema da falta de pessoas qualificadas passa-se na banca, na administração pública, em todos aqueles setores económicos que têm um legado, têm história, defenderam os intervenientes no debate. É preciso fazer que quem está na empresa e lá trabalha aprenda e tenha mais know-how sobre tecnologia, marketing digital, mobile payments do que tinha.

“Esse desafio não cabe só ao governo nem ao Estado, há empresas que estão a fazê-lo internamente. Esse desafio vai caber a toda a gente”, concluiu João Vasconcelos.

Miguel Santo Amaro, CEO da Uniplaces, sublinhou, por seu lado, a competitividade que sente a nível do recrutamento do talento. “Estamos a competir numa plataforma internacional, ou seja, o talento que tenho de atrair vem de Londres, Berlim, Estados Unidos e isso é uma realidade completamente diferente”, sublinhou o gestor.

Saiba mais no site do Prémio Inovação NOS.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
José Vieira da Silva, ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Fotografia: Jorge Amaral/Global Imagens

Governo trava acesso às pensões antecipadas

Alexandre Fonseca, CEO da Altice Portugal

Altice em negociações com dois bancos para lançar serviços financeiros

Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa, durante a inauguração das Escadinhas da Saúde, no Martim Moniz,
( Nuno Pinto Fernandes/ Global Imagens )

Carris Metropolitana: Área Metropolitana de Lisboa com marca única de autocarros

Outros conteúdos GMG
O maior desafio da economia digital são as pessoas e a sua requalificação