Millennium Horizontes

Sete empresas inovadoras vencem troféus do Millennium

António Monteiro e Nuno Amado na abertura da gala, realizada na Casa da Música, no Porto
António Monteiro e Nuno Amado na abertura da gala, realizada na Casa da Música, no Porto

Empresas de robótica, sanitários e tratamento de águas são exemplos premiados na Gala Millennium Horizontes que decorreu no Porto, com a presença de António Costa

O número de concorrentes chegou aos 570, mas foram sete as empresas que, na quarta-feira, receberam os troféus de Microempresa, Inovação, Exportação e Internacionalização da primeira edição dos Prémios Millennium Horizontes. Na gala de entrega dos galardões, que decorreu na Casa da Música, no Porto, com a presença do primeiro-ministro e do ministro da Economia, foram distinguidas a Ventiláqua (uma microempresa de tratamento de águas industriais), a Introsys (especializada em sistemas robóticos), a Oli Sistemas Sanitários, a Primavera – Business Software Solutions, a ROFF Consultoria, a BSK Medical e a Couro Azul.

O primeiro-ministro elogiou o esforço dos empresários, admitindo que, “em primeiro lugar, o sucesso da economia deve-se às empresas”, nomeadamente ao seu empenho em inovar e exportar. Por isso, António Costa destacou a determinação do governo em reforçar os instrumentos de apoio às empresas, exemplificando com os programas Capitalizar e Interface, que terão em 2018 as suas dotações substancialmente aumentadas. António Costa referiu-se ainda ao crescente interesse demonstrado pelas empresas em concorrer aos fundos do Portugal 2020, o que leva o governo a subir a meta dos 1,2 mil milhões de projetos de investimento este ano para os 2 mil milhões de euros em 2018 (ver páginas 4 e 8).

Pelo Millennium bcp, o presidente executivo, Nuno Amado, sublinhou o número de candidatos, sem paralelo em iniciativas do género, e destacou que entre os 34 finalistas notam-se três grandes tendências: a aposta nas marcas próprias, a procura de mercados alternativos e uma maior amplitude geográfica nas exportações. O banqueiro explicou ainda que o Porto foi uma escolha óbvia para a cerimónia de entrega dos prémios, não só porque coloca em prática a teoria da descentralização mas também, e sobretudo, porque “a região norte e centro norte é aquela que serve de motor para puxar a economia quando a situação do país está menos bem”. O Porto representou 23% das candidaturas.

Enquanto media partner dos Prémios Millennium, o presidente do conselho de administração do Global Media Group, Daniel Proença de Carvalho, congratulou-se com o êxito da iniciativa, que terá acompanhamento nos três sábados seguintes nas edições do DV, DN e JN, e comprometeu-se com os valores do grupo que lidera de “não explorar apenas o lado negativo mas também divulgar os bons exemplos e as melhores práticas”.


Datas. Saiba mais sobre as premiadas e todas as finalistas
-TSF
Emissão de um minuto para cada vencedor nas três categorias nos dias 24 de novembro, 1 e 8 de dezembro.
-Dinheiro Vivo, DN, JN
Caderno especial de 8 páginas, com vencedores e finalistas das categorias Microempresas, Exportação,
Internacionalização e Inovação, nos dias 25 deste mês, 2 e 9 de dezembro.
-Sites
Siga o projeto em PrémiosMillennimHorizontes.pt e dinheirovivo.pt

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
João Galamba (secretário de estado da energia) , João Pedro Matos Fernandes (Ministro para transição energética) e António Mexia  (EDP) durante a cerimonia de assinatura de financiamento por parte do Banco Europeu de Investimento (BEI) da Windfloat Atlantic. Um projecto de aproveitamento do movimento eólico no mar ao largo de Viana do Castelo.
(Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

Mexia diz que EDP volta a pagar a CESE se governo “cumprir a sua palavra”

lisboa-pixabay-335208_960_720-754456de1d29a84aecbd094317d7633af4e579d5

Estrangeiros compraram mais de mil imóveis por mais de meio milhão de euros

Certificados

25 mil milhões depois, Estado deixa de contar com financiamento das famílias

Outros conteúdos GMG
Sete empresas inovadoras vencem troféus do Millennium