fazedores

Portuguesa Speak é uma das ONG escolhidas para receber financiamento da Google

Google.org, Speak
Fonte: DR

A Speak é uma das 29 organizações escolhidas pela Google.org, no projeto Impact Challenge sobre segurança.

A Google.org revelou os vencedores do projeto Desafio de Impacto sobre Segurança, um fundo que pretende apoiar organizações que estejam a desenvolver soluções para lidar com questões como ódio, extremismo ou segurança infantil, tanto no mundo digital ou no mundo real.

Das 900 candidaturas recebidas, de vários pontos do mundo, a área da Google dedicada à filantropia e responsabilidade social, foram escolhidas 29 organizações. No total, serão distribuídos dez milhões de euros por estas ONG, oriundas de 14 países. Embora a Google não revele o montante exato atribuído a cada ONG, o financiamento atribuído varia entre os 50 mil e um milhão de euros.

A portuguesa Speak é uma das organizações que receberá apoio financeiro da Google.org. Fundado em Leiria, em 2014, o projeto pretende responder a conteúdos nocivos e negativos em modelos online e offline. O projeto baseia-se em grupos comunitários locais, que promovem a aprendizagem de novos idiomas e de eventos de intercâmbio cultural.

O grande objetivo é combater a exclusão social e preconceitos contra comunidades de migrantes e de refugiados em toda a Europa. Em breve, está prometida uma aplicação para smartphone, para promover a partilha de experiências entre culturas.

Além da organização portuguesa, há projetos de vários pontos da Europa, desde França, Polónia, Reino Unido ou Itália, com diferentes objetivos. A italiana Mama Chat desenvolveu um serviço de conversa online que disponibiliza apoio gratuito e anónimo a mulheres em situações de vulnerabilidade. Já a espanhola Vidas Cruzadas está a desenvolver uma rede de apoio a educadores de infância e professores do ensino básico, que pretende criar histórias para introduzir o tema da segurança online entre os mais pequenos.

“O nosso foco na segurança não termina com o desenvolvimento de ferramentas para utilizadores da Google. O nosso foco estende-se no nosso apoio ao trabalho importante da sociedade civil, aos especialistas inter-setoriais, programadores e colaboradores – por outras palavras, a toda a gente que investe o seu tempo a tornar a Internet num local mais seguro”, escreveu Matt Brittin, presidente da Google para a região EMEA, na nota onde são revelados os projetos escolhidos.

A lista completa de organizações selecionadas para este desafio está disponível no site criado para o efeito.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
(Photo by Tobias SCHWARZ / AFP)

Tribunal suspende construção da Gigafactory da Tesla na Alemanha

A 89ª edição da Micam decorre em Milão de 16 a 19 de fereveiro. Fotografia: Direitos Reservados

Calçado quer duplicar exportações para o Japão em dois anos

Micam

Governo promete “soluções criativas” para ajudar as empresas

Portuguesa Speak é uma das ONG escolhidas para receber financiamento da Google