Vitória sofrida da Espanha registou uma audiência média de 526 mil telespectadores

O ​​​​​​​grupo IPG Mediabrands, através da agência Initiative, e em parceria com o Dinheiro Vivo, faz a antevisão e divulgação das audiências de todos os jogos do Euro 2020 transmitidos em sinal aberto.

Dia histórico no Euro 2020. Num dia com muitos golos e resultados imprevisíveis, a Espanha sofreu para levar de vencida a Croácia por 5-3, num jogo resolvido apenas no prolongamento. Mais tarde, a Suíça eliminou os campeões do Mundo nas grandes penalidades, após a partida ter terminado com um empate a três bolas em mais um jogo impróprio para cardíacos.

A TVI foi a estação emissora do Croácia x Espanha e registou uma audiência média de 526 mil telespectadores, a que correspondeu um share de 20%. Mesmo tendo sido um jogo com várias reviravoltas, esta foi a partida menos vista de toda a competição em sinal aberto até ao momento. A Sport TV1 emitiu o jogo em simultâneo e agarrou, em média, mais de 52 mil portugueses ao ecrã, verificando um share de 2%.

A surpresa do dia deu-se com a eliminação da França, atual campeã do mundo. Num desafio jogado em Bucareste, a Suíça venceu nas grandes penalidades após Sommer defender o penalti decisivo de Kylian Mbappé. O jogo foi transmitido em direto e em exclusivo pela Sport TV1 e registou uma audiência média de 144 mil telespectadores, a que correspondeu um share de 3.1%. Este jogo entrou diretamente para o 2.º lugar dos mais vistos do EURO 2020 na Sport TV1, ficando apenas atrás do França x Alemanha, a contar para a 1.ª jornada da Fase de Grupos da competição.

(Pode ver o ranking de jogos mais vistos aqui)

TVI transmitiu jogo do EURO 2020, mas foi a SIC o canal líder do dia

A SIC foi o canal mais visto do dia, ao ter atingido um share de 20.5%, mais 0.3 p.p. face à média de maio. Por sua vez, no dia em análise, a TVI foi o canal que mais audiências conquistou, ao ter registado 19.1%, mais 1.9 p.p. face a maio. A transmissão da vitória no prolongamento da seleção espanhola frente à Croácia ajudou a estação de Queluz a atingir este resultado. De referir ainda que a RTP1 verificou um recuo no seu share versus maio (-0.8 p.p.), terminando o dia com 10.6%. Já a Sport TV1 voltou a beneficiar da transmissão de jogos do EURO 2020. O canal desportivo por subscrição registou um share de 1.4%, mais 1 p.p. face a maio de 2021.

Minuto a minuto TVI: Croácia x Espanha

A partida transmitida pela TVI registou uma performance crescente ao longo de toda a emissão. A atenção e interesse dos portugueses aumentou, especialmente no final da 2.ª parte e durante o prolongamento, período em que se atingiu o máximo de audiências no jogo. O pico aconteceu já perto do apito final, altura em que a Croácia tentava a todo o custo diminuir a desvantagem e ainda sonhar com as grandes penalidades. Nesse período, estavam sintonizados na TVI 839 mil telespectadores.

Perfil do telespectador português durante o jogo Croácia x Espanha

O perfil desta partida captou um público mais masculino e com idades diversificadas, já que contou com afinidades positivas na faixa dos 25/34 e a partir dos 65 e mais anos.

Pode ver todas as análises de audiências sobre o EURO 2020 em https://euromonitor.mbww.pt/

Fonte: Elaborado por Initiative/Mediabrands Insight sobre dados CAEM/Gfk reproduzidos em YUMI - Mediamonitor; Alvo Ind. 4+ anos; Indicador de audiência utilizado em todas as análises: Total Dia.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de