Itália

Moscovici classifica de “grotesco” episódio do sapato italiano

A carregar player...

Num texto divulgado na rede social Twitter, o Comissário Europeu alerta para os perigos de um dia "acordarmos com o fascismo".

O Comissário Europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros classificou de “grotesco” o episódio do sapato made in Italy protagonizado, ontem, pelo eurodeputado italiano Angelo Ciocca. O parlamentar, eleito pelo partido eurocético de extrema-direita Liga do Norte, pisou os apontamento do comissário pouco depois de ter anunciado que Roma tem três semanas para reformular o Orçamento do próximo ano.

O Comissário para os Assuntos Económicos aparenta ficar incrédulo e tenta reaver os documentos, mas sem sucesso. Esta manhã, Pierre Moscovici utilizou a rede social Twitter para responder ao que aconteceu.

“O episódio do ‘sapato made in Italy‘ é grotesco. De início, sorrimos e banalizamos porque é ridículo, depois acostumamo-nos à monotonia da violência simbólica e um dia acordamos com fascismo. Temos que ficar vigilantes! A democracia é um tesouro frágil”, escreveu Moscovici esta manhã.

O vídeo do momento em que o eurodeputado “pisa” os apontamento de Moscovici foi partilhado pelo próprio Angelo Ciocca nas redes sociais, referindo que “Itália merece respeito e os ‘euroimbecis’ têm de o entender”. “Não baixamos a cabeça. Fiz o correto?”, questiona. Ainda na legenda do vídeo, destaca o facto de ter usado um sapato “made in Italy”.

O governo italiano garante, no entanto, que não volta atrás nos planos orçamentais.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
coronavirus lay-off trabalho emprego desemprego

Empresas com quebras de 25% vão poder pedir apoio à retoma

Balcão da ADSE na Praça de Londres em Lisboa.

( Jorge Amaral/Global Imagens )

ADSE quer 56 milhões do Orçamento do Estado por gastos com isentos

Fotografia: Miguel Pereira / Global Imagens

Quase 42 mil empresas recorreram a apoios que substituíram lay-off simplificado

Moscovici classifica de “grotesco” episódio do sapato italiano