Itália

Moscovici classifica de “grotesco” episódio do sapato italiano

A carregar player...

Num texto divulgado na rede social Twitter, o Comissário Europeu alerta para os perigos de um dia "acordarmos com o fascismo".

O Comissário Europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros classificou de “grotesco” o episódio do sapato made in Italy protagonizado, ontem, pelo eurodeputado italiano Angelo Ciocca. O parlamentar, eleito pelo partido eurocético de extrema-direita Liga do Norte, pisou os apontamento do comissário pouco depois de ter anunciado que Roma tem três semanas para reformular o Orçamento do próximo ano.

O Comissário para os Assuntos Económicos aparenta ficar incrédulo e tenta reaver os documentos, mas sem sucesso. Esta manhã, Pierre Moscovici utilizou a rede social Twitter para responder ao que aconteceu.

“O episódio do ‘sapato made in Italy‘ é grotesco. De início, sorrimos e banalizamos porque é ridículo, depois acostumamo-nos à monotonia da violência simbólica e um dia acordamos com fascismo. Temos que ficar vigilantes! A democracia é um tesouro frágil”, escreveu Moscovici esta manhã.

O vídeo do momento em que o eurodeputado “pisa” os apontamento de Moscovici foi partilhado pelo próprio Angelo Ciocca nas redes sociais, referindo que “Itália merece respeito e os ‘euroimbecis’ têm de o entender”. “Não baixamos a cabeça. Fiz o correto?”, questiona. Ainda na legenda do vídeo, destaca o facto de ter usado um sapato “made in Italy”.

O governo italiano garante, no entanto, que não volta atrás nos planos orçamentais.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
REUTERS/Pedro Nunes/File Photo

Programa de arrendamento acessível arranca a 1 de julho. Tudo o que deve saber

Fotografia: Pedro Rocha/Global Imagens

Governo questiona RTP sobre não transmissão de Jogos de Minsk

DHL Express Store2

DHL Express vai investir até 600 mil euros em rede de lojas pelo país

Outros conteúdos GMG
Moscovici classifica de “grotesco” episódio do sapato italiano