EUA

FBI não confirma escutas de Obama a Trump

Donald Trump ficou hoje a saber que vai ser avô pela nona vez.
Donald Trump ficou hoje a saber que vai ser avô pela nona vez.

A provar-se que Trump mentiu sobre o assunto, o 45º presidente dos EUA poderá mesmo enfrentar um processo de impeachment e ser afastado do cargo.

No mesmo dia, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu boas e más notícias. Depois das graves acusações feitas via Twitter de que o ex-presidente Barack Obama teria colocado os telefones da Trump Tower, em Nova Iorque, sob escuta no período antes das eleições presidenciais, em novembro, o FBI desmentiu hoje Trump em pleno Congresso.

Numa audiência em Washington, o diretor do FBI, James Comey, confirmou a existência de um inquérito sobre as tentativas de interferência por parte da Rússia na campanha presidencial americana de 2016, e sobre uma eventual coordenação entre membros da equipa de Donald Trump e o próprio governo russo.

O mesmo responsável sublinhou ainda que o FBI e o Departamento de Justiça americanas não encontraram indícios de que Trump tenha de facto sido escutado ou espiado por ordem de Barack Obama. “Terrível! Acabei de descobrir que [Barack] Obama colocou uma escuta no meu telefone na Trump Tower antes da vitória. Nada foi encontrado. Isto é McCarthyismo!”, escreveu Trump na sua conta pessoal de Twitter no dia 4 de março, sem apresentar m ais explicações ou provas que fundamentem a acusação. A provar-se que Trump mentiu sobre o assunto, o 45º presidente dos EUA poderá mesmo enfrentar um processo de impeachment e ser afastado do cargo.

“Com todo o respeito que tenho pelos tweets do presidente Donald Trump, nós não temos quaisquer informações que possam sustentá-los”, disse Comey perante o Congresso, acrescentando ainda: “Nenhum indivíduo nos Estados Unidos pode ordenar a vigilância eletrónica do nada, tem de passar por um processo de solicitação”.

De acordo com o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, Donald Trump não terá qualquer intenção de retirar as acusações nem pedir desculpa, disse o responsável na conferência de imprensa de hoje, lembrando que a investigação ainda está na sua “fase inicial”.

Também via Twitter, Trump recebeu hoje a notícia de que será avô pela nova vez, já que o seu filho Eric, de 33 anos, anunciou naquela rede social que ele e a mulher, Lara, estão à espera do primeiro filho, que deverá nascer em setembro. Trump tem neste momento cinco filhos e oito netos. Os irmãos Eric e Don Jr. assumiram a administração da Trump Organization, depois de o presidente ter costado os laços com os negócios para assumir o comando da Casa Branca. Don Jr. tem cinco filhos, enquanto a sua filha Ivanka tem três.

 

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Estado leva endividamento da economia para novo máximo

Fotografia: Global Imagens

Turismo rende a Portugal 1,4 milhões de euros por hora

Portugueses têm menos dinheiro

Proibidos pagamentos em dinheiro acima de 3.000 euros

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
FBI não confirma escutas de Obama a Trump