EUA

FBI não confirma escutas de Obama a Trump

Donald Trump ficou hoje a saber que vai ser avô pela nona vez.
Donald Trump ficou hoje a saber que vai ser avô pela nona vez.

A provar-se que Trump mentiu sobre o assunto, o 45º presidente dos EUA poderá mesmo enfrentar um processo de impeachment e ser afastado do cargo.

No mesmo dia, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu boas e más notícias. Depois das graves acusações feitas via Twitter de que o ex-presidente Barack Obama teria colocado os telefones da Trump Tower, em Nova Iorque, sob escuta no período antes das eleições presidenciais, em novembro, o FBI desmentiu hoje Trump em pleno Congresso.

Numa audiência em Washington, o diretor do FBI, James Comey, confirmou a existência de um inquérito sobre as tentativas de interferência por parte da Rússia na campanha presidencial americana de 2016, e sobre uma eventual coordenação entre membros da equipa de Donald Trump e o próprio governo russo.

O mesmo responsável sublinhou ainda que o FBI e o Departamento de Justiça americanas não encontraram indícios de que Trump tenha de facto sido escutado ou espiado por ordem de Barack Obama. “Terrível! Acabei de descobrir que [Barack] Obama colocou uma escuta no meu telefone na Trump Tower antes da vitória. Nada foi encontrado. Isto é McCarthyismo!”, escreveu Trump na sua conta pessoal de Twitter no dia 4 de março, sem apresentar m ais explicações ou provas que fundamentem a acusação. A provar-se que Trump mentiu sobre o assunto, o 45º presidente dos EUA poderá mesmo enfrentar um processo de impeachment e ser afastado do cargo.

“Com todo o respeito que tenho pelos tweets do presidente Donald Trump, nós não temos quaisquer informações que possam sustentá-los”, disse Comey perante o Congresso, acrescentando ainda: “Nenhum indivíduo nos Estados Unidos pode ordenar a vigilância eletrónica do nada, tem de passar por um processo de solicitação”.

De acordo com o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, Donald Trump não terá qualquer intenção de retirar as acusações nem pedir desculpa, disse o responsável na conferência de imprensa de hoje, lembrando que a investigação ainda está na sua “fase inicial”.

Também via Twitter, Trump recebeu hoje a notícia de que será avô pela nova vez, já que o seu filho Eric, de 33 anos, anunciou naquela rede social que ele e a mulher, Lara, estão à espera do primeiro filho, que deverá nascer em setembro. Trump tem neste momento cinco filhos e oito netos. Os irmãos Eric e Don Jr. assumiram a administração da Trump Organization, depois de o presidente ter costado os laços com os negócios para assumir o comando da Casa Branca. Don Jr. tem cinco filhos, enquanto a sua filha Ivanka tem três.

 

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Fotografia: Nacho Doce/Reuters

Obrigações. Lesados da PT Finance vão processar bancos

Mario Draghi

BCE mantém taxas de juro e programa de compra de ativos inalterados

Rosa Cullel, CEO da Media Capital

Dona da TVI com lucros de 1,9 milhões até março

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
FBI não confirma escutas de Obama a Trump