Brexit

Brexit: Parlamento britânico agenda debate para 09 de janeiro

Primeira-ministra britânica, Theresa May. 17 de dezembro, 2018. REUTERS/Toby Melville
Primeira-ministra britânica, Theresa May. 17 de dezembro, 2018. REUTERS/Toby Melville

Prevê-se que os deputados discutam o acordo até à sexta-feira seguinte, 11 de janeiro, mas o debate pode ser prolongado até um máximo de 5 dias.

O debate no parlamento britânico sobre o acordo de Brexit, negociado entre o Reino Unido e a União Europeia, começa a 09 de janeiro, uma quarta-feira, anunciou esta quinta-feira a ministra dos Assuntos Parlamentares, Andrea Leadsom.

Prevê-se que os deputados discutam o acordo até à sexta-feira seguinte, 11 de janeiro, mas o debate pode ser prolongado até um máximo de 5 dias, estando a votação prevista para a semana de 14 a 18 de janeiro.

O acordo de saída da UE esteve para ser votado a 11 de dezembro, mas a primeira-ministra britânica, Theresa May, decidiu adiar o voto dada a elevada probabilidade de ser chumbado por uma “margem significativa” na Câmara dos Comuns, devido às objeções de deputados conservadores e dos unionistas do DUP à solução de salvaguarda [backstop] para evitar controlos na fronteira entre a província britânica da Irlanda do Norte e a vizinha Irlanda, membro da UE.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O primeiro-ministro, António Costa (E), acompanhado pelo ministro de Estado e das Finanças, Mário Centeno (D), durante o debate parlamentar de discussão na generalidade do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). ANTÓNIO COTRIM/LUSA

UTAO: Carga fiscal é “ainda maior” do que a prevista pelo Governo

Lisboa, 01/10/2013 - Decorreu esta tarde na Fundação Champallimaud a Assembleia Geral da Zon Optimus 
Isabel dos Santos, accionista da Zon Optimus e Mário Silva, Zopt
(Diana Quintela/Global Imagens)

Administradores da NOS envolvidos no Luanda Leaks renunciam

Fotografia: EPA/TIAGO PETINGA

Gestor de Isabel dos Santos encontrado morto

Brexit: Parlamento britânico agenda debate para 09 de janeiro