Universidades

Primeira licenciatura em cannabis

O curso tem o nome de "Química das plantas medicinais", existe na Universidade do Norte de Michigan, e vai estudar a cannabis, seus usos e efeitos.

A Universidade do Norte de Michigan criou a primeira licenciatura em cannabis, tem a duração de quatro anos e o objetivo é o estudo da planta, seus usos e efeitos. O curso tem o nome de “Química das plantas medicinais”. Existem outras universidades, como Harvard, Universidade de Denver, Vanderbilt ou Ohio, ofereçam aulas sobre a legislação da planta, mas a nova licenciatura é a primeira a concentrar-se em todos os aspectos, incluindo as áreas de química, biologia, botânica, horticultura, marketing e finanças.

A ideia do novo curso surgiu no ano passado, quando o professor associado de Química Brandon Canfield participou de uma reunião anual da American Chemical Society, onde foi referida a necessidade da existência de especialistas para esta indústria, que só no ano passadio gerou 6.800 milhões de dólares nos EUA e inúmeros estudos já revelaram as suas propriedades medicinais.

Os dois princípios ativos da cannabis para fins terapêuticos são tetrahidrocannabinol (THC) e cannabidiol (CBD). No caso do cancro, ajuda a controlar as náuseas provocadas pela quimioterapia e também tem sido usado para aumentar o apetite em pacientes com cancro ou com VIH.

Os responsáveis esclarecem que na Universidade não haverá qualquer plantação de cannabis. Embora em alguns estados, como a Califórnia, já seja permitido por lei o seus cultivo, no Estado de Michigan é proibido. A cannabis é totalmente legal, tanto para uso medicinal como recreativo, em oito dos 50 estados dos EUA, bem como no Distrito de Columbia. Em outros 29 estados, seu uso medicinal é permitido.

Além disso, acrescenta o diretor do departamento de química da universidade, os alunos não só vão estudar os benefícios da cannabis, como também vão aprender a usar uma grande variedade de plantas medicinais, isto tendo em conta que nos EUA e em muitos outros países, os remédios tradicionais baseados em plantas são amplamente utilizados, como suplementos.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
José Vieira da Silva, ministro do Trabalho, e Mário Centeno, das Finanças. Fotografia: Mário Cruz/Lusa

Governo PS congelou mais despesa em 3 anos que PSD-CDS na legislatura toda

O comércio é dos setores mais dinâmicos: nascem muitas empresas novas, mas também encerram muitas. Fotografia: D.R.

Número de empresas a fechar duplicou

Ministro das Finanças de Angola, Archer Mangueira. Fotografia: Direitos Reservados

Archer Mangueira garante solução para dívida a empresas até final do ano

Outros conteúdos GMG
Primeira licenciatura em cannabis