Dinheiro Vivo TV

Locais das gravações de ‘Parasitas’, a surpresa nos Óscares, com boom de negócio

A carregar player...

Locais das gravações de "Parasitas" tiveram um boom de negócios depois do triunfo na noite dos Óscares. A pizzaria do filme viu as vendas duplicarem

O drama que aborda de forma crítica o tema da diferença entre ricos e pobres ganhou quatro Óscares, incluindo o de Melhor Realizador Filme, tornando-se no primeiro filme sem ser falado em língua inglesa a ganhar o prémio máximo da indústria do cinema, desde que foi criado em 1929.

Os sul-coreanos ficaram surpreendidos e eufóricos com o sucesso do seu filme e, desde que Parasitas foi nomeado para os Óscares, têm aproveitado para rentabilizar esse mediatismo, até porque há cada vez mais coreanos e turistas disponíveis para pagar para visitar os locais onde foram gravadas as várias cenas do filme.

A couple pose for a photo at a tunnel featured in South Korean film 'Parasite', in Seoul on February 13, 2020. - Locations featured in the South Korea's Oscar-winning "Parasite" are bracing for a boom in customers following the film's success. (Photo by Ed JONES / AFP)

(Fotografia: Ed JONES / AFP)

“As vendas duplicaram”, disse Eom Hang-ki, 65 anos, dona da Sky Pizza, no sul de Seul, um restaurante e take-away com apenas 10 lugares e onde a família pobre Ki-taek planeia infiltrar-se na luxuosa casa da família Park. “Ontem, o forno das pizzas avariou devido a uma sobrecarga de pedidos”, disse.

Já sobre a cerimónia dos Óscares e os vários prémios conseguidos pelo filme realizado por Bong Joon Ho, a dona da pizzaria admitiu: “Foi especial, emocionante e tocante vê-los ganhar tantos Óscares”.

Um dos habituais clientes, Go Jin-kyu, de 37 anos, disse que visitar a pizzaria o deixa “orgulhoso como habitante sul-coreano”. “Antes só tinha visitado restaurantes de grandes cadeias de pizzas, mas vir aqui ao local onde foi gravado o filme é realmente especial”.

A customer poses before a photo of film director Bong Joon-ho at the 'Sky Pizza' restaurant in Seoul on February 13, 2020. - Locations featured in the South Korea's Oscar-winning "Parasite" are bracing for a boom in customers following the film's success. (Photo by Ed JONES / AFP)

(Fotografia: Ed JONES / AFP)

O governo da cidade de Seul tem procurado explorar o fenómeno “Parasitas”, criando uma página no seu site de turismo com detalhes sobre os quatro locais onde ocorreram as filmagens.

No Pig Rice, a oeste de Seul, Kim Kyung o proprietário do supermercado onde o filho da família Ki-taek bebe enquanto recebe uma proposta para dar explicações de inglês à filha dos Parks explica: “Estou muito feliz e agradecido por terem filmado aqui e tornarem-me famoso também”.

Mas nem todas as reações foram positivas, acrescentou Kim, que gere a loja há 35 anos. Isto porque embora existam muitos que defendem que o local deva ser preservado como atração turística, há moradores que ficaram “preocupados que o velho bairro não seja reconstruído”.

Owner Kim Kyung-soon (L) sits in the Pig Rice supermarket in Seoul on February 13, 2020. - Locations featured in the South Korea's Oscar-winning "Parasite" are bracing for a boom in customers following the film's success. (Photo by Ed JONES / AFP)

O proprietário Kim Kyung sentado no seu supermercado Pig Rice em Seul (Fotografia: JONES / AFP)

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
dbrs-1060x594

DBRS mantém rating de Portugal em ‘BBB’ e perspetiva estável

O primeiro-ministro, António Costa, intervém durante a cerimónia de assinatura de declaração de compromisso de parceria para Reforço Excecional dos Serviços Sociais e de Saúde e lançamento do programa PARES 3.0, no Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em Lisboa, 19 de agosto de 2020. ANDRÉ KOSTERS/LUSA

“Na próxima semana podemos chegar aos 1000 casos por dia”, avisa Costa

App Stayaway covid

App Stayaway Covid perto do milhão de downloads. 46 infetados enviaram alertas

Locais das gravações de ‘Parasitas’, a surpresa nos Óscares, com boom de negócio