Internacional

Os países mais jovens. Catalunha será o próximo?

Dinheiro Vivo25_ Os Países mais jovens do mundo

Conheça a lista completa dos países mais jovens, de acordo com a Forbes.

A Catalunha poderá tornar-se no mais jovem país do mundo, depois do presidente do governo catalão, Carles Puigdemont, ter declarado a indepenência ontem, em Barcelona: “Como resultado do que aconteceu no referendo de 1 de outubro, a Catalunha ganhou o direito a ser independente. Assumo o mandato do povo para que a Catalunha se converta num estado independente em forma de República”

No entanto, o presidente catalão pediu para que o Parlamento suspenda a declaração de independência “algumas semanas” de forma a chegar a uma solução negociada com Madrid. “Os resultados têm que ser tidos em conta na época de diálogo que estamos dispostos a assumir”, afirmou.

O artigo 155.º da Constituição espanhola, nunca usado, prevê a suspensão de uma autonomia e dá ao Governo central poderes para adotar “as medidas necessárias” para repor a legalidade.

Caso a independência da Catalunha se torne uma realidade, o Sudão do Sul será então destronado como o mais jovem país do mundo, depois de ter declarado a sua independência face ao Sudão em julho de 2011, depois de uma violenta guerra civil no país, decisão que foi amplamente reconhecida pela comunidade internacional. Neste momento, e de acordo com a Forbes, o Kosovo é a segunda nação mais recente, tendo anunciado a sua independência face à Sérvia em fevereiro de 2008.

Já em junho de 2006, a União da Sérvia e Montenegro dividiu-se em dois novos e independentes países, ocupando ainda o terceiro e quarto lugar na lista das nações mais recentes. Conheça a lista completa dos países mais jovens, de acordo com a Forbes.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Presidente da BP Portugal, Pedro Oliveira.
(Jorge Amaral/Global Imagens)

Combustíveis. Portugal perde vendas até 430 milhões para Espanha

José Galamba de Oliveira, Presidente da Associação Portuguesa de Seguradores.
(Leonardo Negrão / Global Imagens)

Galamba de Oliveira: “É preciso um fundo para responder a grandes catástrofes”

trump-merkel_770x433_acf_cropped-1

Trump diz que UE, China e Rússia são inimigos dos EUA

Outros conteúdos GMG
Os países mais jovens. Catalunha será o próximo?