Crise na Venezuela

Quem é Guaidó, o jovem de 35 anos, apoiado pelos EUA, e desafiador de Maduro

Juan Guaido. Fotografia: REUTERS/Carlos Garcia Rawlins
Juan Guaido. Fotografia: REUTERS/Carlos Garcia Rawlins

O deputado assumiu no início do ano a liderança da Assembleia Nacional da Venezuela e está a desafiar Maduro, auto-proclamando-se presidente interino.

Primeiro chamou “usurpador” ao presidente Nicolás Maduro, cujo novo mandato à frente dos destinos da Venezuela não é reconhecido por parte da comunidade internacional. Depois, disse estar disponível para assumir a presidência até à realização de eleições livres, desde que tenha o apoio dos militares. E por fim acabou por auto-proclamar-se presidente interino no parlamento que, por sua vez, Maduro não reconhece. Contudo, foi o próprio governo que ajudou Juan Guaidó a dar o salto definitivo para a fama: os serviços secretos detiveram-no durante 45 minutos no passado domingo. De jovem deputado quase desconhecido, transformou-se em promessa contra Maduro e esperança para uma oposição dividida.

Guaidó tem 35 anos e é, desde 6 de janeiro, o presidente da Assembleia Nacional. Um órgão que está nas mãos da oposição desde o início de 2016 e que Maduro tem procurado esvaziar de poderes. Membro fundador do Vontade Popular, o deputado assumiu o cargo ao abrigo de um acordo de rotatividade anual que existe na oposição. Isto porque, dentro do seu partido, os nomes mais conhecidos estão presos ou exilados.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Emmanuel Macron, Pedro Sanchez, Angela Merkel, Donald Tusk, Jair Bolsonaro e Mauricio no G20 de Osaka, Japão, 29 de junho de 2019. Fotografia: REUTERS/Jorge Silva

Vírus da guerra comercial já contamina acordo entre Europa e Mercosul

Fotografia: Armando Babani/ EPA.

Sindicato do pessoal de voo lamenta “não atuação do Governo” na Ryanair

O presidente da China, Xi Jinping, fez uma visita de Estado a Portugal no final de 2018. Fotografia: Filipe Amorim/Global Imagens

Angola e China arrastam exportações portuguesas. Alemanha e Itália ainda não

Outros conteúdos GMG
Quem é Guaidó, o jovem de 35 anos, apoiado pelos EUA, e desafiador de Maduro