Conflito

Tropas iraquianas em ofensiva a campos de petróleo nas mãos de curdos

D.R.
D.R.

As tropas iraquianas fizeram movimentos durante a última noite para "tomar uma base militar e campos de petróleo" detidos há três anos pelos curdos

As tropas iraquianas fizeram movimentos durante a última noite para “tomar uma base militar e campos de petróleo” detidos há três anos pelos curdos numa província disputada em Kirkuk, indicou o Conselho de Segurança curdo.

Esta ofensiva acontece após três dias de confronto entre tropas iraquianas e peshmergas curdas, e após o fim do prolongamento do acordo para os curdos deixarem as zonas que controlam desde 2014.

“As forças iraquianas e as unidades de mobilização popular avançam depois de Taza Khormatou, no sul da cidade de Kirkuk”, indicou o Conselho de Segurança curdo na rede social Twitter.

Nas fronteiras da cidade de Kirkuk, as tropas iraquianas apelaram, através de altifalantes, no sentido dos peshmergas se retirarem das suas posições, indicaram fontes locais.

Ao mesmo tempo, o governador de Kirkuk, Najm eddine Karim, que recusa deixar o seu posto, apelou aos habitantes para tomarem armas e defenderem a cidade.

Os três campos petrolíferos de Kirkuk fornecem 250.000 barris por dia.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

1400 empresas já pediram para aderir ao novo lay-off, apoios só a 28 de abril

Algarve, Portugal. Fotografia: D.R.

Algarve lança campanha. “Fiquem em casa para regressarem com mais saudade”

Veículos da GNR durante uma operação stop de sensibilização para o cumprimento do dever geral de isolamento, na Autoestrada A1 nas portagens dos Carvalhos/Grijó no sentido Sul/Norte, Vila Nova de Gaia, 29 de março de 2020. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA

Mais de 80 detidos e 1565 estabelecimentos fechados

Tropas iraquianas em ofensiva a campos de petróleo nas mãos de curdos