genero

Apenas 9% de mulheres ocupam altos cargos de administração em Portugal

As mulheres representam apenas 9% dos membros dos conselhos de administração das 18 maiores empresas portuguesas. Estes números da União Europeia mostram que estamos muito atrás da média europeia de 19% e serviram de mote ao 1º evento da Women@Mercer, que se realizou ontem em Lisboa. A conclusão é de que, em termos de igualdade de género, ainda não avançámos o suficiente.

Para Teresa Morais, Secretária de Estado para os Assuntos Parlamentares e da Igualdade, a baixa representatividade de mulheres em conselhos de administração portugueses são o espelho de uma “questão civilizacional”.

Dentro desta questão, a Secretária de Estado destaca também o difícil acesso das mulheres aos lugares de decisão e as diferenças salariais entre homens e mulheres e refere o V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e Não-Discriminação. Deste plano, existe uma medida que mereceu destaque: a consideração como critério de seleção a fundos de coesão empresas que tenham mulheres nos conselhos de administração.

A líder mundial em consultoria tem apostado, segundo Diogo Alarcão (Gerente da Mercer Portugal), em medidas que contribuem para a igualdade de oportunidade entre homens e mulheres. “65% dos funcionários da empresa são do sexo feminino” avança Diogo, e apesar de neste momento existir apenas uma mulher no Conselho de Administração estão a trabalhar para aumentar essa representatividade.

Outra convidada foi Isabel Viegas, Diretora da Coordenação dos Recursos Humanos do Grupo Santander em Portugal, que contribui para o debate com experiências pessoais acerca do seu percurso profissional enquanto mulher no mundo empresarial.

A diversidade de géneros é “benéfica” para o desenvolvimento e crescimento das empresas, afirma Martine Ferland, da Women@Mercer. A representante europeia do grupo acrescenta ainda: “se juntarmos um grupo de pessoas que pensa de forma diferente, chegamos mais longe”.

A Women@Mercer é um grupo que tem realizado debates sobre a igualdade de géneros, ações de formação e possibilitando contatos através do Professional Women’s Network, explica Nélia Câmara, Gerente da Mercer representante da Women@Mercer em Portugal.

A Mercer é uma empresa de consultoria e está presente em Portugal desde 1993, contando com mais de 160 funcionários.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
A Poveira, conserveira. Fotografia: Rui Oliveira / Global Imagens

Procura de bens essenciais dispara e fábricas reforçam produção ao limite

Fotografia: Regis Duvignau/Reuters

Quase 32 mil empresas recorrem ao lay-off. 552 mil trabalhadores em casa

coronavírus em Portugal (covid-19) corona vírus

266 mortos e 10 524 casos confirmados de covid-19 em Portugal

Apenas 9% de mulheres ocupam altos cargos de administração em Portugal