Bestseller a caminho? “David e Golias” é o novo livro de Malcolm Gladwell

Pode um homem só com o poder da palavra e da desobediência civil derrotar um dos impérios mais poderosos de que há memória, tal como Mahatma Gandhi fez na Índia contra o império britânico? Pode um rapaz com 11 anos ser diagnosticado com deficiência de hormona do crescimento e tornar-se, anos depois, no melhor jogador do mundo, como Leo Messi do Barcelona?

Estes dois exemplos demonstram que os mais fracos e menos privilegiados têm conseguido vencer grandes adversidades desde sempre – tal como a personagem bíblica David matou o gigante Golias, tarefa considerada impossível – e é este o tema de fundo do novo livro do jornalista e escritor Malcolm Gladwell: “David and Goliath: Underdogs, Misfits and the Art of Battling Giants” no seu título original.

Leia também: Ficar rico em 6 passos? Livro com 76 anos explica tudo

Ser teoricamente mais fraco pode ter as suas desvantagens como as suas vantagens, assim como ser mais forte, defende o autor que pretende alterar a percepção sobre a forma como vemos as qualidades e defeitos do ser humano.

Autor de livros como “Blink” e “O que o cão viu”, editados em Portugal pela Dom Quixote, o autor foi considerado já por duas vezes como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time e, mais recentemente, em 2011,integrou igualmente a lista da Forbes dos 100 pensadores mais influentes nos negócios.

Jornalista, primeiro, no Washington Post e desde 1996 na revista The New Yorker, todos os seus livros têm sido bestsellers internacionais, Malcolm Gladwell nasceu no Reino Unido mas foi criado no Canadá.

“David e Golias” vai ser lançado no dia 1 de outubro e o livro vai beber de várias ciências como a psicologia, história, ciência, gestão e política numa “tentativa de demonstrar o quão fundamentalmente nós não percebemos o verdadeiro significado das vantagens e desvantagens”, de acordo com a sua editora.

“Todos sabemos que os underdogs podem vencer – é isso que a lenda de David contra Golias nos diz e nós já o vimos com os nossos próprios olhos. Ou não? Em David e Golias, Malcom Gladwell, com a sua capacidade sem paralelo para estabelecer ligações que outros não viram, revela as regras escondidas que moldam o balanço entre os fracos e os fortes, os poderosos e os sem poderes.

Gladwell examina os campos de batalha da Irlanda do Norte e do Vietname, leva-nos até às mentes dos investigadores cancerígenos e dos líderes dos direitos civis e vai até ao fundo das dinâmicas das salas de aulas de sucesso e de insucesso – tudo numa tentativa de demonstrar o quanto fundamentalmente falhamos em perceber o verdadeiro significado das vantagens e desvantagens.

Quando é que uma infância traumatizante é uma coisa boa? Quando é que uma deficiência deixa alguém melhor? Quer realmente que a sua criança vá para a melhor escola a que tem acesso? Porque é que as infâncias de pessoas com carreiras de sucesso são marcadas pela deprivação e pela luta?”, segundo a sinopse do livro divulgada pela editora Hachette Book Group.

Pode pré-encomendar o novo livro de Malcolm Gladwell aqui.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Página inicial

fotografia: Luís Costa Carvalho

Corticeira Amorim investe oito milhões e inaugura nova fábrica nos EUA

António Mexia lidera a EDP desde 2005

António Mexia, CEO da EDP, ganhou 6.000 euros por dia em 2018

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Bestseller a caminho? “David e Golias” é o novo livro de Malcolm Gladwell