pitching

Como ganhar no pitching e vender a sua ideia

As dicas são de empresários, donos de start-ups emergentes e investidores, questionados pela CNN durante a Web Summit realizada de 4 a 6 de novembro em Dublin, na Irlanda. Para captar a atenção de investidores e conseguir financiamento para o seu negócio, empenhe-se no pitching.

Primeiro passo: escolher o investidor certo. Muitos empreendedores podem ser pouco criteriosos e, dado o entusiasmo, apresentar a ideia de uma app de e-commerce a um investidor que se dedica a ferramentas de educação.

Crie uma história em torno da sua ideia, colocando problemas e oferecendo sugestões. Apresentar um negócio valendo-se de um fio narrativo é um grande atrativo para quem o está a ouvir. Contudo, deixe a sua história em aberto, faça os seus ouvintes quererem saber mais e questionarem-se sobre o que virá a seguir.

“Algumas das melhores ideias do mundo podem ser resumidas em uma ou duas frases”, explica Ciaran O’Leary, sócio da Early Bird. Por isso, torne a sua história clara, breve, mas memorável.

Não basta falar. A maioria dos investidores não vai ficar convencido com a simples apresentação de uma ideia. Para mostrar que o seu negócio é exequível leve um protótipo do produto, um plano financeiro bem delineado e sólidas perspetivas de futuro.

Nada é perfeito, sobretudo num estádio tão recente de criação de negócio. A sua ideia vai ter fragilidades, por isso não vale a pena escondê-las dos investidores. “É importante construir uma relação de confiança desde o início, acrescenta Ekaterina Gianelli, da emrpesa de capital de risco Inventure.

Auto-confiança é bom, mas não deixe que se transforme em arrogância. Se alguém recusar a sua ideia, não fique com o ego ferido. Pergunte porquê e absorva todas as críticas e sugestões de mudança.

Seja realista, não apresente dados e números que não correspondem à realidade.

Muitos dos acordos entre empreendedores e investidores se baseiam na química pessoal. Se gostarem de si enquanto pessoa terá mais possibilidades de conseguir financiar e concretizar a sua ideia.

A ideia foi sua e tem todo o mérito por isso. Mas quando constituir a sua equipa contrate pessoas tão ou mais inteligentes e o mais importante: confie nelas. Desentendimentos e desconfiança dentro da empresa pode ser determinante para o seu falhanço.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
16. Empregados de mesa

Oferta de emprego em alta no verão segura aumento de salários

Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (Fotografia: José Coelho/ Lusa)

Marcelo aprova compra do SIRESP. Governo fica com “acrescidas responsabilidades”

draghi bce bancos juros taxas

BCE volta a Sintra para o último Fórum com Draghi na liderança

Outros conteúdos GMG
Como ganhar no pitching e vender a sua ideia