Comércio

Consumidor português é curioso e prudente nas compras online

A Porto Business School, organizou uma conferência intitualada "The Everywhere Store", e uma das principais conclusões foi que o consumidor português é curioso, mas prudente nas compras online.

João Dionísio, docente da Porto Business School e especialista em comportamento e psicologia do consumidor, afirmou que ” consumidor português está alerta para o mundo digital, tem apetência para a compra online, mas demonstra alguma resistência e conservadorismo”. Acrescentando que “os portugueses são clientes curiosos,prudentes, minuciosos e muito dependentes da generosidade e da proposta de valor – conhecidos descontos e promoções – das marcas”. Para além disso,”hoje, o consumidor espera que as marcas venham ter com ele”.

Salientou ainda, que “as lojas online são mais do que um espaço de compra, já que permitem recolher informação, fidelizar e satisfazer melhor as necessidades do cliente”.

Para David R. Bell, especialista e investigador em comportamento do consumidor da Wharton School, Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos da América, “a mobilidade está a mudar o mundo do retalho. Neste momento cerca de 2 mil milhões de pessoas têm um canal de distribuição no bolso. No entanto, é preciso ter em conta a dependência que a realidade virtual tem do espaço físico. As opções offline moldam as necessidades online”.

Referiu também que “o comportamento do consumidor é local. Entre outros fatores, a presença de lojas físicas próximas desempenha um papel fundamental no processo de tomada de decisão quando se trata de comprar online, como tal, a vontade de o consumidor procurar e consumir informação depende do local onde vive”.

Leia mais Publicidade. “As pessoas não vêm ao Facebook para fazerem compras”

Nuno de Sousa Pereira, Dean da Porto Business School, um dos organizadores do encontro, concluiu que a “conferência The Everywhere Store serviu para responder aos desafios atuais, colocados pela conjuntura e pela mudança do paradigma das vendas, os gestores e retalhistas necessitam de acompanhar o consumidor para onde ele vai”.

Deu como exemplo os “casos internacionais de sucesso, como a Sonae, Tesco, Leroy Merlin, Dufry e Lojas Marisa, permitiu que os participantes pudessem apreender algumas das dinâmicas que têm posicionado estas e outras empresas no topo do setor do retalho”. Sublinhando que “a nossa experiência enquanto escola de negócios prova-nos que a proximidade com a realidade

empresarial é fundamental para a melhoria da gestão”.

A conferência “The Everywhere Store” reuniu no Porto especialistas internacionais e algumas das maiores cadeias do setor do retalho do mundo. Organizado pela Tlantic e com o apoio da Porto Business School o evento, moderado no segundo dia por Daniel Corsten – consultor de marcas como a Procter&Gamble, Walmart e Unilever e professor do Instituto de Empresa, Madrid, contou com a apresentação de casos de sucesso internacionais como Tesco, Lojas Marisa, Sonae, Dufry e Leroy Merlin.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
ExpoDubai2020 2

Uma smart city no meio do deserto. Bem-vindos aos bastidores da Expo Dubai 2020

ExpoDubai2020 2

Uma smart city no meio do deserto. Bem-vindos aos bastidores da Expo Dubai 2020

Lisboa-13/11/2019  - Lic’nio Pina (Presidente do CrŽdito Agr’cola Mœtuo), convidado da entrevista A Vida do Dinheiro.
(PAULO SPRANGER/Global Imagens)

Licínio Pina: “Os bancos têm abusado um bocadinho, há comissões para tudo”

Outros conteúdos GMG
Consumidor português é curioso e prudente nas compras online