Criar uma startup em 54 horas com os melhores mentores do mundo

Apresentar boas ideias, criar planos de negócio e de design, fazer estudos de mercado e convencer um júri exigente em 54 horas. Este é o desafio do Startup Weekend que vai acontecer em Lisboa de 13 a 16 de novembro, evento que conta com a participação de empresários, investidores e empreendedores.

Na edição deste ano, promovida pelo Instituto Pedro Nunes (IPN) em conjunto com a Beta-i, os participantes vão desenvolver as suas ideias nas áreas de cidades inteligentes, enrergia e educação na plataforma inovadora Fi-Ware. Esta nova tecnologia funciona em open-source, é pública, e permite a quaquer utilizador fazer testes com dados reais e gerir projets piloto com utilizadores verdadeiros.

A Comissão Europeia destinou 80 milhões de euros aos utilizadores da Fi-Ware para ajudar no lançamento de negócios e criação de start ups. Este investimento será atribuido a 16 aceleradoras, “uma vez que são as entidades que compreendem melhor as necessidades das startups”, explica a comissária europeia Neelie Kroes.

A Soul-Fi, incubadora portuguesa coordenada pelo IPN, é uma das 16 aceleradoras que vão ajudar os empreendedores com boas ideias a lançarem o seu próprio negócio. Nuno Varandas, cordenador executivo da Soul-Fi, espera que esta oportunidade possa “incentivar e potenciar a participação portuguesa no desenvolvimento de soluções que utilizem a tecnologia Fi-Ware”.

As incubadoras do IPN já apoiaram mais de 220 empresas, tendo estas uma taxa de exportação superior a 30%, e a Beta-i é uma associação sem fins lucrativos que apoia projetos inovadores através de programas de aceleração, consultoria e eventos de startups.

O Starup Weekend é uma das maiorias inciciativas de apoio ao empreendedorismo a nível internacional e todas as edições seguem o mesmo modelo. Qualquer pessoa pode apresentar a sua ideia (as inscrições estão abertas até 12 de novembro) e estarão em contato com mentores experientes que os vão orientar na concretização da ideia e transformá-la num negócio exportável.

Uma das startups que nasceu ano passado no Startup Weekend, a Popcorn Metrics, recebeu apoio pelo maior micro-fundo de investimento da Europa, o Seedcamp.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Banco de Portugal

Bancos concederam moratórias a 741 623 empréstimos entre março e junho

(João Silva/ Global Imagens)

A quem confiava dados pessoais? Aos supermercados, dizem consumidores

Fotografia: Reinaldo Rodrigues/Global Imagens

Centros. Limitação de horários em Lisboa leva a quebras de 40% nas vendas

Criar uma startup em 54 horas com os melhores mentores do mundo