Crónicas na Corda Bamba: Faz diferença comprar o rolo de cozinha dia 20 ou dia 1?

Dizem que é o muito irritante o meu hábito de não comprar o que faz falta em casa até o mês acabar. Eu exemplifico: quando acaba o rolo de cozinha, a partir do dia 20 uso papel higiénico ou outra qualquer alternativa, mas espero pelas próximas compras-grandes para voltar a comprar.

Faz diferença comprar o rolo de cozinha no dia 20 ou no dia 1? Para mim faz, é um questão de disciplina de poupança e eu levo o orçamento mensal muito a sério.

Não faço ementas semanais, não porque não lhes reconheça utilidade, mas porque aquilo que cozinho é tão básico e leva tão poucos ingredientes que não é necessário planear nada. Hoje o jantar é frango, amanhã o almoço será frango e o jantar do dia seguinte será frango também se ainda sobrar. Depois fazemos peixe. E quando o peixe acabar fazemos o que ainda existir no frigorífico. Enquanto há comida em casa não vale a pena ir às compras.

Dizem que é o muito irritante o meu hábito de não comprar o que faz falta em casa até o mês acabar. Mas eu acredito que diminui bastante o desperdício, nomeadamente das coisas que acabam por sair do prazo de validade, e aumenta os níveis de poupança.

Sou uma defensora dos frigoríficos pequenos, ou à dimensão do agregado familiar, despensas pequenas em que a probabilidade de ficar uma lata perdida na fila de trás seja nula. Aliás sou defensora de casas pequenas no geral porque demoram menos tempo a limpar, custam muito menos dinheiro a manter e mantêm a proximidade familiar. Por falar em limpeza, confesso que quando acaba o detergente da roupa sou pessoa para adiar a lavagem por uns dias ou ir buscar um bocadinho de gel de banho.

Dizem que é o muito irritante o meu hábito de não comprar o que faz falta em casa até o mês acabar. Mas eu levo a sério o meu orçamento familiar e os meus conceitos de poupança, que são aquilo que me tem permitido viver a vida de acordo com um estrangeirismo pomposo: downgrade. Sim, entre trabalhar mais e ganhar mais ou ganhar menos e poupar mais, eu prefiro a segunda opção.

Jornalista e autora do blog Dias de uma Princesa

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Negociações com professores arrancam a 15 de dezembro. Governo lembra que até 2021 todos progridem
( Nuno Pinto Fernandes/ Global Imagens )

Na função pública 440 mil sobem por notas e 220 mil por tempo

Eurico Brilhante Dias

“No investimento precisamos de dar um salto equivalente ao das exportações”

Marco Schroeder

Marco Schroeder renuncia a cargo de CEO da Oi

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
Conteúdo TUI
Crónicas na Corda Bamba: Faz diferença comprar o rolo de cozinha dia 20 ou dia 1?