Deco e Oz Energia juntam-se para dar descontos nas botijas de gás

A Deco e a Oz Energia vão dar descontos nas botijas de gás. A associação de defesa do consumidor e a gasolineira do grupo Champalimaud fizeram uma parceria e, a partir de hoje, vão oferecer cupões que dão um desconto imediato de dois euros na compra de uma botija de gás butano.

O objectivo, ainda que tenha um peso comercial, é “mexer mais com este mercado” onde ainda persiste “um panorama de pouca concorrência entre lojas e preço do gás engarrafado” que “é quase idêntico em muitas regiões”, diz a Deco.

Para ter acesso aos cupões basta ir ao site www.poupenabotija.pt, clickar no link “quero receber vouchers de desconto” e preencher os dados solicitados. Os talões, que têm três letras e três números, são enviados por sms para o telemóvel e depois basta ir a uma bomba da Oz Energia e mostrar o voucher no ato de compra.

Neste momento, com as botijas de gás butano de 13 kg a custar pouco mais de 24 euros, o preço final com desconto fica a 22 euros.

No total, há 45 mil talões para oferecer, sendo que cada pessoa pode receber até três vouchers de dois euros cada, Contudo, só se pode usar um voucher por mês e apenas durante os três meses seguintes.

Segundo explica a Deco no site, “se pedir os vouchers até 14 de fevereiro, receberá três via sms, para usar mensalmente de fevereiro a abril; se pedir entre 15 de fevereiro e 14 de março, receberá dois vouchers para usar mensalmente em março e abril; finalmente, se pedir depois de 14 de março, receberá um voucher para usar em abril”.

Note-se que, quem usar botijas de outra marca tem de trocar de redutor para poder usar as da Oz Energia, mas segundo a Deco, a marca oferece o redutor logo na compra da primeira botija e até disponibiliza um video no site que ensina a mudar de redutor.

Recorde-se que a Oz Energia é a marca que substituiu as bombas de gasolina e pontos de venda da Esso em Portugal, depois desta empresa ter sido comprada pelo grupo Champalimaud. Contudo, para ajudar a Deco dá um número de telefone – 800 209 499 – para os consumidores ligarem se não souberem onde encontrar pontos de venda da Oz Energia.

Além disso, no site www.poupenabotija.pt dá para encontrar no mapa de Portugal alguns dos postos desta marca e os preços que praticam. Aliás, esta informação está disponível para todas as outras marcas do mercado – Galp, Repsol, Rubis Gás (antiga BP), Prio e Tutigás -, mas ainda não está completa, ou seja, não tem todos os postos existentes no país.

Que site é este?

Este site foi criado há um ano pela Deco com o objetivo de chamar os consumidores portugueses a inserir os dados dos pontos de venda e os preços praticados para assim criar uma base de dados que depois permitisse “ajudar a encontrar os melhores preços para os vários tipos de gás engarrafado em cada região”.

Neste momento, diz a Deco, “existem dados para mais de dois mi pontos de venda, num total de quase quatro mil preços recolhidos”. “A adesão dos consumidores à nossa base de dados de preços tem sido muito positiva e esperamos que assim continue”, acrescenta ainda.

Mas o objetivo não era apenas criar uma base de dados. A ideia era e é ainda que, havendo mais informação sobre os preços praticados pelas várias marcas nas diferentes regiões os consumidores possam fazer alguma pressão e ajudar a baixar os preços. Esta foi, aliás, a mesma permissa que levou o Governo a implementar os preços de referência nos combustíveis e no gás de botija que estão disponíveis no site da Entidade Nacional para o Mercado dos Combustíveis desde novembro do ano passado.

E segundo a Deco está a dar resultado, ainda que as descidas de preço das botijas de gás estejam mais relacionados com as descidas consecutivas do preço do petróleo. “Num ano constatámos que o preço médio de uma garrafa de gás butano de 13 kg desceu de 26,14 euros (dezembro de 2013) para 24,71 euros no último trimestre de 2014. Traduz-se numa redução de cerca de 5,5% numa altura em que o preço das matérias-primas relacionadas com este produto, como o petróleo, registou uma quebra superior a 50% nos mercados internacionais”, refere a associação.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
apple one

Apple One junta vários serviços, chega a Portugal mas com limitações. O que tem

A  90ª edição da Micam, a feira de calçado de Milão, está agendada para os dias 20 a 23 de setembro, com medidas de segurança reforçadas. Fotografia DR

Calçado. Micam arranca este domingo e até há uma nova marca presente

Os ministros da Presidência do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva (C), Economia, Pedro Sia Vieira (E) e do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho (D). MANUEL DE ALMEIDA/POOL/LUSA

Portugal é o quarto país da UE onde é mais difícil descolar do mínimo

Deco e Oz Energia juntam-se para dar descontos nas botijas de gás