Estudantes da Universidade do Porto reconhecidos em concurso internacional

Projecto WeTruck, solução de mobilidade eléctrica para aplicar em veículos de transporte de cargas refrigeradas ficou em segundo lugar no concurso RedEmprendia Spin2014, realizado em outubro no México.

O WeTruck – Empower Trucks foi desenvolvido por quatro licenciados em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: Rodrigo Pires, Bruno Azevedo, Miguel Sousa e Ricardo Soares.

O objetivo de sua proposta é o desenvolvimento de um kit elétrico portátil “capaz de recuperar, produzir e armazenar energia elétrica que se fornece a sistemas complementares e como apoio na tração do veículo quando necessário”. Desta forma irão reduzir as consequências ambientais do elevado nível de consumo de combustível utilizado por veículos de transporte de carga.

O WeTruck concorreu na categoria de melhor modelo de negócio (Model 2Market), que pretende ajudar os empreendedores universitários a darem o salto da universidade para a empresa. Ao conquistar o 2º lugar, os representantes portugueses receberam 20.000$USD (aproximadamente 16.000euro).

O Spin 2014 é um grande evento de empreendedorismo universitário realizado entre países americanos e da península ibérica. O programa Model2Market teve 20 finalistas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Perú e Portugal. Para além do projeto da Universidade do Porto, a representação portuguesa fez-se também através da Universidade de Coimbra, com o projecto doDOC. Os alunos Carlos Boto, Paulo Melo e Federico Cismondi criaram um processador de texto online “que formata de forma automática e instantemente qualquer documento com apenas um clique”.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
A Poveira, conserveira. Fotografia: Rui Oliveira / Global Imagens

Procura de bens essenciais dispara e fábricas reforçam produção ao limite

Fotografia: Regis Duvignau/Reuters

Quase 32 mil empresas recorrem ao lay-off. 552 mil trabalhadores em casa

coronavírus em Portugal (covid-19) corona vírus

266 mortos e 10 524 casos confirmados de covid-19 em Portugal

Estudantes da Universidade do Porto reconhecidos em concurso internacional