Arte

Lisboa, a cidade com mais criativos da Europa

Lisboa vai ser a cidade mais criativa da <strong>Europa </strong>em 2015. De 13 a 15 de janeiro, a capital portuguesa acolhe o primeiro <a href="http://creativehubs.org/"><strong>European Creative Hubs Forum</strong></a>, um encontro que quer trazer <strong>mais de 200 gestores de centros criativos europeus</strong> a Lisboa para discutir e esclarecer sobre as dificuldades e os desafios dos centros e das indústrias criativas.

O evento – dedicado a apoiar negócios integrados nas chamadas indústrias criativas através de novos mercados, novas oportunidades e uma rede de contactos internacionais – tem como objetivo aproximar os profissionais do sector, de maneira a tornar os processos mais simples e a partilhar experiências.

“Podemos considerar exemplos como fab-labs, laboratórios, espaços de cowork – como organizações eles mesmos – e, por outro lado, as empresas e a possibilidade de gerar negócios e parcerias dentro deste sector de atividade. Ao colocarmos estes espaços, estamos a abrir possibilidades de criação de negócios.”, explica Cristina Farinha, diretora executiva da Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas (ADDICT), parceira do British Council na organização do evento.

Do mapeamento feito a nível europeu, registaram-se cerca de 350 hubs localicados em toda a Europa, e entre 50 a 60 só em Portugal. “Destes, nem todos se dedicam às indústrias criativas. Este projeto é uma coisa única porque atualmente não existe uma rede que agregue todos estes espaços”, acrescenta Cristina.

“Este projeto surge enquadrado numa estratégia que estamos a desenvolver na cidade, que cruza o empreendedorismo com a criatividade: o desenvolvimento de um ecossistema de empreendedores e de criativos em Lisboa.”, esclarece Paulo Soeiro de Carvalho, diretor municipal de Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa.

O programa do evento inclui seminários, workshops e sessões de esclarecimento: no primeiro dia é feita uma avaliação do que existe, no segundo dia são apresetados case-studies e, no último, sairá do evento o manifesto que poderá ser, posteriormente, apresentado a nível europeu.

Saiba mais sobre o evento, aqui.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
7. Aeroporto de Londres Heathrow

Oficial. Portugal fora do corredor turístico do Reino Unido

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva. ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

Decisão do Reino Unido é “absurda”, “errada” e “desapontante”, diz Santos Silva

O primeiro ministro, António Costa.     MANUEL DE ALMEIDA / POOL/LUSA

António Costa admite despedimentos na TAP com menos rotas e aviões

Lisboa, a cidade com mais criativos da Europa