dicas

Não tem tempo para se maquilhar de manhã?

Acorda cedo, mas tem de preparar os filhos ou as refeições do dia, antes de ir para o trabalho? Muitas mulheres têm pouco tempo de manhã para cuidar de si, mas existem soluções rápidas e práticas. Rita Carvalho, Consultora de Comunicação e Imagem da In Styleland explica como fazer uma maquilhagem natural em cinco minutos.

Na hora de aplicar os produtos, a higiene é fundamental, por isso evite o contacto com o rosto se não tiver as mãos devidamente limpas. Não se esqueça também de hidratar a pele, antes da maquilhagem, e nunca se deite sem limpar o rosto.

Para uma maquilhagem express em casa:

1 – Misture o hidratante com a base ou BB Cream (creme com cor). Assim, poupa tempo e hidrata a sua pele, ao mesmo tempo que uniformiza o tom e corrige as imperfeições do rosto.

2 – Aplique um corrector nas olheiras e pequenas imperfeições (marcas de borbulhas e manchas), com leves toques, para cobrir esta área, mas sem excessos.

3 – Com a ajuda de um pincel largo, aplique um pouco de pó solto ou compacto no rosto, após a base e o corrector, para fixar a maquilhagem e retirar o brilho do rosto.

4 – O blush em creme ou líquido tem uma dupla função: dar cor às maçãs do rosto e aos lábios, pelo que substitui o batom. Aplique-o suavemente com os dedos.

5 – Se tiver tempo, para realçar o olhar contorne os olhos com um lápis e esbata com a ajuda de um cotonete para ficar com um aspecto mais natural. Finalize com a máscara de pestanas, colocando-a da raiz até às pontas.

Se costuma maquilhar-se fora de casa:

1 – Se tem por hábito maquilhar-se nos transportes públicos ou no local de trabalho, prefira bases compactas ou pó compacto (do seu tom de pele), que pode aplicar com a ajuda de uma esponja (para um efeito mais concentrado) ou de um pincel (para uma aparência mais natural), de forma a evitar o contacto com as mãos no rosto.

Aplique do centro para fora do rosto, em movimentos suaves. Espalhe bem o produto nas zonas das maçãs do rosto, à volta do nariz e debaixo dos olhos. Aplique o suficiente na zona da linha do cabelo e nas orelhas, fundindo bem o pó ou a base na pele, de forma a evitar o chamado “efeito máscara”. Retoque ao longo do dia, sempre que necessário.

Tenha, ainda, em atenção a iluminação do local para não colocar produto em excesso ou este ficar acumulado em algumas zonas da cara. O ideal é maquilhar-se com luz natural e ter um espelho que mostre todo o rosto.

2 – Aplique o blush em pó com um pincel retráctil (que tem uma tampa de protecção) e, por fim, a máscara de pestanas.

3 – Evite colocar lápis de olhos, assim como batons de cor se estiver em movimento, pois implicam uma maior precisão na aplicação e podem borrar. Prefira um gloss ou batom numa cor natural para dar algum brilho aos lábios.

4 – Algumas marcas têm produtos miniatura, que são leves e práticos de transportar numa bolsa. Existem também caixas de maquilhagem de pequena dimensão, que contêm lápis de olhos, máscara de pestanas, sombras, blush e batom. Os pincéis retrácteis também são ideais para levar na mala, já que têm tampa e ocupam menos espaço.

5 – Leve sempre consigo uma embalagem de toalhitas, para o caso de ter de limpar as mãos, assim como cotonetes para pequenos retoques de maquilhagem.

6 – Se tiver um jantar ou saída à noite depois do trabalho, aproveite para retocar a maquilhagem com um pó compacto, utilizando um pincel, e coloque um batom de cor. Neste caso, deve delinear os lábios com um lápis da mesma cor do batom. Ou se preferir acentuar o olhar, aplique lápis e sombras em degradé, tendo em conta o seu formato de olhos. Uma forma simples e fácil de mudar um look de dia para a noite.

Se necessitar de um aconselhamento personalizado marque uma sessão de auto-maquilhagem, de forma a aprender a maquilhar-se, a corrigir pequenas imperfeições e a valorizar os pontos fortes do seu rosto.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Ministro das Finanças, Mário Centeno, na apresentação do Orçamento do Estado para 2019. 16 de outubro de 2018. REUTERS/Rafael Marchante

Bruxelas envia carta a Centeno a pedir o triplo do esforço orçamental

lisboa-pixabay-335208_960_720-754456de1d29a84aecbd094317d7633af4e579d5

Estrangeiros compraram mais de mil imóveis por mais de meio milhão de euros

João Galamba (secretário de estado da energia) , João Pedro Matos Fernandes (Ministro para transição energética) e António Mexia  (EDP) durante a cerimonia de assinatura de financiamento por parte do Banco Europeu de Investimento (BEI) da Windfloat Atlantic. Um projecto de aproveitamento do movimento eólico no mar ao largo de Viana do Castelo.
(Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

Mexia diz que EDP volta a pagar a CESE se governo “cumprir a sua palavra”

Outros conteúdos GMG
Não tem tempo para se maquilhar de manhã?