Que imagem está a construir nas Redes Sociais?

Hoje em dia, redes sociais como o Twitter, o Facebook, o LinkedIN, o MySpace ou o Orkut fazem parte do nosso quotidiano. Os ambientes virtuais permitem uma rápida partilha de informação, de conhecimentos e de experiências. Além disso, geram interactividade e facilitam a pesquisa de contactos. Seja inovador, criativo, positivo e discreto. Rita Carvalho, Consultora de Comunicação e Imagem da In Styleland sugere:antes de publicar ou partilhar um conteúdo ou imagem pergunte primeiro: que imagem vou passar?

1. Lembre-se de que está a ser observado

As redes sociais podem ser uma oportunidade para quem procura emprego. As empresas e os recrutadores analisam o perfil do candidato, de modo a avaliar os seus valores, comportamentos e interesses, e ver se o seu perfil encaixa em determinada organização. Por isso, deve estar atento ao que partilha, posta e gosta nas redes sociais. Sobretudo, aos grupos a que está associado. Afinal, todos os seguidores estão a ver o seu comportamento, o que inclui o seu chefe, os colegas, os clientes e a família.

2. Analise o conteúdo partilhado

Na hora de postar comentários e imagens, questione-se que imagem vai passar e como pode ser interpretado. Tenha atenção para não passar uma impressão negativa. As redes sociais não são um diário virtual, no qual pode partilhar os detalhes dos seus relacionamentos, a sua rotina diária ou intimidade, recados para amigos, o que se passa no seu local de trabalho ou as conversas que teve com os clientes. Cuidado com os desabafos, fugas de informação e fotos comprometedoras. Seja prudente para evitar consequências indesejáveis. O que é da esfera privada deve manter-se como tal. Não se esqueça de que os seus concorrentes também estão a observá-lo.

3. O que mais prejudica a sua imagem

Referências a drogas ilegais, sexuais ou álcool; erros ortográficos ou gramaticais e linguagem ofensiva são os pontos negativos, que mais impacto têm a nível profissional. Não confunda informalismo com desleixo. Comentários sobre processos internos e projectos da empresa, que impliquem confidencialidade, podem custar-lhe o emprego.

4. Postar durante o horário de trabalho

Parece um pormenor, mas a publicação de conteúdos e partilhas durante o horário de trabalho levou a que muitas empresas bloqueassem o acesso às redes sociais, por considerarem que os colaboradores devem estar focados nas suas tarefas profissionais. Lembre-se que o seu chefe e os colegas de trabalho vão reparar no que está a fazer durante o dia.

5. Exponha as suas opiniões, mas com moderação

É importante comportar-se de forma ética e profissional, pois os recrutadores e chefes estão atentos ao seu comportamento. Exponha as suas opiniões com coerência e sem utilizar uma linguagem ofensiva ou excessiva, sobretudo ao deixar comentários ou participar em fóruns de debate. Saiba que está a ser observado e avaliado.

6. Cuidado com as fotos publicadas

A moda das selfies faz com que muitas pessoas partilhem fotos de si próprio em situações demasiado íntimas ou inapropriadas, como é o caso de imagens em roupa interior, ao espelho da casa de banho, em estado alcoolizado, a cometer infracções ou em poses provocantes. Guarde essas imagens para si. Nem todos têm de saber tudo o faz. Lembre-se de que os gestos e as atitudes dizem mais sobre si do que certas palavras.

7. Tire proveito das redes sociais

Aproveite para seguir as empresas e marcas que mais lhe interessam. Há empresas que preferem anunciar vagas disponíveis nas redes sociais, por ser uma forma rápida e prática de encontrar candidatos, que já se relacionam com a marca. Além disso, há organizações que divulgam em primeira mão as suas novidades e campanhas nas plataformas digitais. Mantenha-se atento e informado. Aliás, os seus interesses e preferências também vão ser avaliados pelos recrutadores.

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