roupa

Resolução para o Novo Ano: Organize o seu Guarda-Roupa!

Sabia que a maior parte das pessoas apenas usa 20 por cento do seu guarda-roupa? Uma boa organização e arrumação facilita a sua visualização. Com certeza, já lhe aconteceu procurar uma camisa, remexer em vários cabides, não a encontrar e acabar por desistir; ter o armário cheio e sentir que não tem nada para vestir; puxar por umas calças e virem mais duas atrás; ou chegar a casa e descobrir que já três blusas da mesma cor. Se alguma destas situações é recorrente, então está na altura de arregaçar as mangas e de aprender a organizar o seu roupeiro. Rita Carvalho, Consultora de Comunicação e Imagem da In Styleland dá-lhe algumas dicas de arrumação.

A selecção das peças é a parte mais difícil para muitos, pois é a altura em que tem de despedir-se daquelas peças que já não veste há anos e que só ocupam espaço. Se é daquelas pessoas que guarda as roupas porque acha que um dia ainda lhe vão voltar a servir, quando perder aqueles quilos a mais, então está na altura de lhes dizer adeus. Se não veste uma peça há mais de dois anos, o melhor será oferecê-la a uma instituição e ganhar um espaço extra no seu armário.

1. A Divisão das Peças

O primeiro passo é retirar tudo o que tem no seu armário, fazer uma limpeza geral, separar as peças e agrupá-las por estação, categoria, cor e padrão.

Comece por tirar todas as roupas do armário e coloque-as em cima da cama.

Analise as suas roupas e separe-a em três pilhas: as que vão voltar para o armário, as que precisam de arranjos e as que devem ser doadas.

Separe as peças que mais usa e as que já não usa há mais de um ano, que devem ser guardadas em outro local.

As peças que já não lhe servem, estão danificadas ou já não têm a ver com o seu estilo devem ser arrumadas à parte ou oferecidas a uma instituição. Se já não as usa, então dê a oportunidade de serem aproveitadas por outras pessoas. Contudo, evite dar roupa suja, manchada ou danificada. Se as peças não estiverem em condições, aproveite o tecido para outras funções.

Eventualmente, separe a roupa de trabalho da de fim-de-semana

Separe a roupa de primavera-verão da roupa de outono-inverno – Guarde a roupa de cada estação, pois assim liberta espaço no seu guarda-fato.

Divida as peças por categoria (vestidos, camisas, saias ou calças) e depois por cor e por padrão (xadrez, bolinhas, flores e riscas)

Separe as camisas de manga comprida das de manga curta

2. A Arrumação por Categorias

Depois de selecionar as peças que deseja manter no seu armário, chegou a altura de arrumar tudo nos cabides, nas prateleiras e nas gavetas. Esta coordenação é fundamental para encontrar as peças mais rapidamente, ter uma melhor noção do que já tem (e não necessita de comprar) e visualizar as várias opções. Assim, poupa tempo e dinheiro.

Agrupe as peças, pendurando-as por categoria – Casacos compridos, casacos curtos, saias, calças, vestidos, entre outras.

Organize as peças por cores – Em degradé, da mais escura para a mais clara. Os padrões podem ficar no meio ou na ponta. Por exemplo, comece pelas roupas brancas, depois pelos tons médios, as cores vivas, as cores escuras e, por último, os estampados.

Recorra a caixas de plástico (mais aconselhável) ou cartão – para as peças que usa menos ou que podem deformar nos cabides.

Para evitar o mau-cheiro, manchas de mofo e bolor, as roupas devem ser guardadas somente quando estiverem limpas e secas.

Para prevenir a humidade deve colocar sacos com paus de giz. Nas gavetas pode utilizar madeira de cedro, que absorve a humidade e os odores. Não use sabonetes no armário, pois podem atrair traças.

Se pendurar peças delicadas em ganchos metálicos – Coloque papel de seda, entre o cabide e a peça, para não vincar.

Deve arejar o armário com frequência

Algumas roupas não devem ser guardadas em cabides – Como camisolas de lã ou viscolycra, ou seja, tecidos que podem ficar vincados com o cabide, perdendo a sua forma original. Estes devem ser dobrados ou enrolados (amarrotam menos e ocupam menos espaço).

3. Organizar as Gavetas

Há muitos artigos que devem ser dobrados ou enrolados, por uma questão de economia de espaço, mas também para não deformarem.

Malhas dobradas em gavetas – Pode organizar por cor e por tipo de gola.

Arrumar por tipo de peças – Lãs, algodão, cardigans, pullovers, etc.

Agrupar por cor – Assim fica mais fácil identificar o que tem na gaveta.

Fazer rolinhos – Para evitar que as roupas amarrotem e ocupem menos espaço na gaveta.

As peças de lã devem ser guardadas do avesso, dentro de um saco transparente, pois impede que a peça crie borbotos.

Roupa Interior – Compre separadores de gavetas. Deve ser colocada numa gaveta própria e separada por categoria: meias, cuecas, soutiens e biquínis. Deve arrumar por cores e em degradé. No caso dos soutiens, estes devem ser guardados abertos para não deformar.

As mini-meias e as collants devem estar separadas, dentro de saquinhos – Evita que desfiem.

Guarde as t-shirts e polos na vertical dentro das gavetas. Dobre a camisa pela medida da gola, formando uma linha e com as mangas dobradas para fora. De seguida, dobre a t-shirt nas laterais ao meio e depois novamente ao meio.

Para ganhar mais espaço dentro da gaveta, guarde as t-shirts em forma de “cascata”, isto é, comece pelo fundo da gaveta e coloque uma em cima da outra, deixando a gola à vista.

Organize os itens pequenos em caixas, que substituem as gavetas.

Se tiver pouco espaço, pode usar as caixas para guardar cachecóis, lenços, cintos, entre outros acessórios.

Lembre-se de etiquetar as caixas ou de as separar por cores.

Os chapéus devem ser guardados em caixas – Para evitar o pó.

Os bonés podem ser compactados – Coloque a parte de trás para dentro do boné, de forma que um encaixe no outro – e guardados numa caixa ou gaveta.

Cintos, lenços, cachecóis – Podem ser guardados em caixas, gavetas ou em cabides específicos para tal.

4. Arrumar nas Prateleiras

As malas podem ser guardadas, lado a lado, em prateleiras. Pode enchê-las com papel de jornal para que fiquem de pé, usar forros de almofada ou mesmo bolsas. Organize-as por frequência de uso, tamanho ou cor.

Conserve as carteiras em caixas.

Para poupar espaço, guarde as mochilas dentro das malas de viagem, que podem ainda armazenar outros itens, tais como cobertores.

Os sapatos devem ser arrumados em sapateiras ou alinhados nas prateleiras. Separe-os por modelo, deixando sempre os de uso diário em locais de fácil acesso.

Os jeans podem ser organizados por cor ou por modelo.

In Styleland – Image and Communication Consulting

Blogue: www.instyleland.com

Facebook: https://www.facebook.com/InStyleland

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Ministro das Finanças, Mário Centeno, na apresentação do Orçamento do Estado para 2019. 16 de outubro de 2018. REUTERS/Rafael Marchante

Bruxelas envia carta a Centeno a pedir o triplo do esforço orçamental

lisboa-pixabay-335208_960_720-754456de1d29a84aecbd094317d7633af4e579d5

Estrangeiros compraram mais de mil imóveis por mais de meio milhão de euros

João Galamba (secretário de estado da energia) , João Pedro Matos Fernandes (Ministro para transição energética) e António Mexia  (EDP) durante a cerimonia de assinatura de financiamento por parte do Banco Europeu de Investimento (BEI) da Windfloat Atlantic. Um projecto de aproveitamento do movimento eólico no mar ao largo de Viana do Castelo.
(Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

Mexia diz que EDP volta a pagar a CESE se governo “cumprir a sua palavra”

Outros conteúdos GMG
Resolução para o Novo Ano: Organize o seu Guarda-Roupa!