Sabe mesmo as regras básicas de etiqueta empresarial?

Algumas noções de etiqueta podem ajudar na vida profissional, quando se relaciona com os seus superiores, colegas e clientes. Assim, pode evitar gafes ou situações embaraçosas, contribuindo para que se sinta mais confortável em contexto empresarial. Afinal quem é que já não teve vontade de se esconder ao deparar-se com uma situação constragedora?

1 – Como devo cumprimentar as pessoas em ambiente profissional?

Nada mais desagradável do que um profissional que ignora os colegas e só cumprimenta os seus superiores. Diga sempre “Bom dia” , “Por favor”, “Com licença”, “Obrigado”(homem) e “Obrigada” (mulher), para manter um bom relacionamento com as pessoas que trabalha.

Se tiver um encontro com clientes, o aperto de mão é o cumprimento mais usual, inclusivé entre homens e mulheres. No caso do cumprimento com dois beijos, o homem deve aguardar que seja a mulher a tomar a iniciativa, mas se não estiver à vontade este deve ser o primeiro a estender-lhe a mão.

Quem chega, deve sempre saudar os presentes e estender a mão para o cumprimento, dizendo “Como está?” ou “Bom dia, está bom?”.

2 – Qual a melhor forma de cumprimentar um superior hierárquico?

Deve ser a pessoa de hierarquia inferior a tomar a iniciativa de saudar o superior hierárquico que, por sua vez, deve estender primeiro a mão ao colaborador. Contudo, numa situação diária, pode dispensar o aperto de mão e dizer “Bom dia/Boa tarde”.

3 – Quais as regras de precedência quando apresento pessoas?

Uma das regras básicas é sorrir e olhar a pessoa nos olhos. Nos negócios, a hierarquia define a precedência. Deve apresentar sempre o homem à mulher; a pessoa mais jovem à mais velha; e o colega ao cliente. Quando apresentar alguém diga o nome e o apelido da pessoa e algo que propicie o início de uma conversa.

Se chegar a uma reunião ou mesa de refeição e não conhecer ninguém, apresente-se dizendo o seu nome e cumprimente com um aperto de mão ou aceno de cabeça. Os restantes devem retribuir de igual forma o cumprimento.

4 – Devo levantar-me da mesa, quando sou apresentado a alguém?

Se estiver sentado, o homem deve levantar-se, apertar o casaco e cumprimentar a pessoa. Em contexto profissional, a mulher também se levanta para saudar a outra pessoa, pois ficar sentada é sinal de falta de respeito e de consideração.

5 – Esqueci-me do nome da outra pessoa, o que devo fazer?

Se não se lembrar do nome da pessoa e não tiver quem o ajude, seja sincero e não invente. Diga “não se importa de me dizer o seu nome outra vez?” ou “relembre-me o seu nome”.

6 – Num almoço profissional, quem deve pagar a conta?

Se for um almoço de negócios, quem convida paga a conta. A não ser que seja uma reunião-almoço entre subordinado e chefe. Nesse caso, o chefe paga sempre, mesmo que o subordinado tenha convocado a reunião. É uma questão de cortesia, já que o assunto é trabalho.

Se o seu prato chegar antes, espere até que todos os que estão à mesa sejam servidos para começar a comer.

7 – Como devo usar o guardanapo num almoço formal?

É comum as pessoas terem dúvidas sobre como utilizar o guardanapo de tecido no restaurante, seguindo as regras de etiqueta. Ao sentar-se, a primeira coisa que deve fazer é colocar o guardanapo no colo. Se for engomado, deixe-o dobrado na horizontal, pelos vincos, para que não escorregue. Sempre que leve o copo à boca, passe antes o guardanapo nos lábios. Se precisar de se levantar da mesa, durante a refeição, lembre-se de o colocar sobre a toalha, à esquerda do prato, sem dobrá-lo. No final da refeição, após o café, faça o mesmo.

8 – Cheguei atrasado à reunião ou tenho de sair antes da hora. O que devo fazer?

A pontualidade é sinal de respeito e deve organizar o seu tempo, de forma a chegar a horas, estudando o percurso ou o melhor local de estacionamento para não se atrasar. Contudo, deve avisar caso aconteça algum imprevisto de última hora, pelo que deve telefonar e fazer saber que vai chegar X minutos mais tarde, perguntando se ainda vai a tempo. Mas informe sempre.

Se a reunião já tiver começado, o melhor será entrar em silêncio, sentar-se no lugar mais próximo da porta e, no primeiro intervalo, desculpar-se com a pessoa que lidera o encontro.

Se necessitar de sair a meio de uma reunião, avise antecipadamente o chefe ou o responsável pela reunião. Sente-se perto da saída e deixe a sala discretamente.

Como participante, ao entrar na sala de reuniões, não se sente sem ser convidado e pergunte que lugar deve ocupar.

Outra regra de ouro: mantenha o seu telemóvel no silêncio e não o atenda, envie mensagens ou esteja constantemente a consultá-lo durante a reunião.

9 – Nas escadas, quem deve passar à frente?

Os homens descem à frente e sobem atrás das senhoras para, caso seja necessário, poderem amparar.

10 – Quem tem prioridade nas entradas e saídas?

Deixe sempre sair antes de entrar e segure na porta sempre que vier alguém atrás de si. Em ambiente profissional cabe aos homens darem passagem às senhoras. Apesar da colaboradora dever dar sempre passagem ao seu superior hierárquico, por exemplo antes de entrar ou sair do elevador, este habitualmente respeita as regras de etiqueta e dá passagem à senhora.

Rita Carvalho, Consultora de Comunicação e Imagem

In Styleland – Image and Communication Consulting

Facebook: https://www.facebook.com/InStyleland

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Ministro das Finanças, Mário Centeno, na apresentação do Orçamento do Estado para 2019. 16 de outubro de 2018. REUTERS/Rafael Marchante

Bruxelas envia carta a Centeno a pedir o triplo do esforço orçamental

lisboa-pixabay-335208_960_720-754456de1d29a84aecbd094317d7633af4e579d5

Estrangeiros compraram mais de mil imóveis por mais de meio milhão de euros

João Galamba (secretário de estado da energia) , João Pedro Matos Fernandes (Ministro para transição energética) e António Mexia  (EDP) durante a cerimonia de assinatura de financiamento por parte do Banco Europeu de Investimento (BEI) da Windfloat Atlantic. Um projecto de aproveitamento do movimento eólico no mar ao largo de Viana do Castelo.
(Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

Mexia diz que EDP volta a pagar a CESE se governo “cumprir a sua palavra”

Outros conteúdos GMG
Sabe mesmo as regras básicas de etiqueta empresarial?