Seis destinos nos 100 mais valiosos

Portugal é o quinto país com mais destinos na lista do Trivago dos 100 melhores destinos para 2014, na vertente qualidade-preço. Entre os seis destinos portugueses, o maior destaque vai para a Peneda-Gerês, que ocupa o nono lugar a nível mundial e quarto a nível europeu. Seguem-se, no ranking global, Peniche (59º), Braga (69º), Figueira da Foz (73º), Vila Nova de Milfontes (86º) e Ericeira (95º).

Aït-Ben-Haddou, cidade fortificada no interior de Marrocos, ocupa a primeira posição do ranking de 2013, sendo assim considerado o destino em que o valor acrescentado por cada euro gasto é maior. O ksar (conjunto de casas de terra rodeado de muros altos) desta cidade está classificado como Património da Humanidade pela UNESCO.

Leia também: Ajude Portugal a ganhar nos World Travel Awards. Vote aqui

No segundo lugar, surge a cidade bósnia de Mostar, na região da Herzegovina e, a fechar o pódio, está Chora, principal localidade da ilha grega de Ios. No top 10 encontram-se ainda a vila marroquina de Merzouga, no deserto do Saara; M Bhaktapur, no Nepal (a primeira cidade asiática da lista); Megalo Papigo (Grécia); Sucre (Bolívia); Pingyao (China); Peneda-Gerês (Portugal) e Yangshuo (China).

No conjunto dos 100 destinos do ranking, a China é a nação com mais entradas na lista (8), seguida pela Grécia, Tailândia e Espanha (todas com sete entradas). Portugal tem seis localidades representadas, sendo assim o quinto país com mais referências.

Estendendo-se ao longo dos distritos de Viana do Castelo, Braga e Vila Real, o Parque Nacional da Peneda-Gerês, o primeiro destino português da lista, é considerado pela UNESCO reserva mundial da biosfera. A possibilidade de ficar a conhecer esta zona por um custo extremamente baixo valeu à Peneda-Gerês a consagração como nono destino mais valioso do mundo para 2014.

Dos destinos portugueses, segue-se Peniche, na 59ª posição. Peniche tem-se tornado cada vez mais popular entre os jovens europeus, devido às suas ondas e capacidade para atrair os melhores surfistas do mundo. Segue-se Braga, em 69º lugar, a única capital de distrito portuguesa com entrada na lista.

A Figueira da Foz, principal destino para os veraneantes da zona centro, conquistou a 73ª posição mundial, distinguindo-se de outros destinos mais a sul pela sua capacidade de praticar preços relativamente baixos, mesmo em época alta. O Alentejo também consegue a sua entrada na lista, através de Vila Nova de Milfontes (86º lugar), no concelho de Odemira, que faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

É também no litoral que surge a última localidade portuguesa da lista: quase a fechar o ranking, a Ericeira ocupa o 95º lugar a nível mundial. Esta vila, com condições únicas para a prática de desportos náuticos, tornou-se, em 2011, a primeira reserva mundial de surf da Europa.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Foto: Leonel de Castro/Global Imagens

Famílias com 12 meses para pagarem rendas do estado de emergência

(João Silva/ Global Imagens)

Papel higiénico, conservas:em 2 semanas, portugueses gastam 585 milhões no super

coronavírus em Portugal (covid-19) corona vírus

140 mortos e 6408 casos confirmados de covid-19 em Portugal

Seis destinos nos 100 mais valiosos