Inovação

Skate de cortiça vence prémio de inovação na Ásia

Um skate de cortiça desenvolvido pelo produtor australiano Lavender Archer Cork Skateboards, com o apoio da Corticeira Amorim, foi distinguido com o prémio JEC Innovation Award, na categoria de "Sustentabilidade". A entrega foi feita no dia 17 de Novembro na JEC Asia, uma feira internacional dedicada aos materiais compósitos, em Singapura.

De acordo com os responsáveis por este projeto, o seu desenvolvimento “foi motivado pela necessidade de reduzir a vibração típica dos tradicionais skates, atualmente existentes no mercado. A solução encontrada combina um compósito de cortiça Corecork, da Amorim Cork Composites”.

Em simultâneo, a Lavender e a Archer Cork Skateboards privilegiaram a utilização de materiais naturais, passíveis de substituir as soluções tradicionais de madeira ou de fibras de carbono, e cuja utilização não fosse nefasta para o meio ambiente.

O novo skate de cortiça foi já submetido a vários testes de mercado, por
diferentes produtores de skates profissionais, que se mostraram
favoravelmente surpreendidos com o seu desempenho, um feedback
alicerçado pelas características inovadoras que agrega para este
segmento, seja em termos de desempenho técnico de excelência ou de
credenciais sustentáveis.

Em comunicado, a Lavender e a Archer Cork Skateboards destacam que: “A utilização, com sucesso, deste tipo de materiais é uma evidência que o recurso a compósitos sustentáveis não só não coloca em causa a performance do skate como, neste caso específico, até a beneficia”.

Leia mais Garrett McNamara vai ter prancha de surf em cortiça portuguesa

Adiantam ainda que a integração de cortiça no skate foi feita de forma progressiva, sendo que no teste inicial a sua inclusão foi feita apenas nos elementos que separam a plataforma do pavimento da das rodas. O desempenho do material permitiu que numa segunda fase fosse criada uma placa integral de cortiça, ocupando toda a base do skate.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Dívida pública está nos 130,3%

Endividamento da economia atinge novo recorde em abril

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José Vieira da Silva, fala perante a Comissão de Trabalho e Segurança Social, na Assembleia da República, em Lisboa, 26 de junho de 2019. TIAGO PETINGA/LUSA

Mais 93 mil novas pensões atribuídas até julho

Zeinal Bava, ex-PT e Oi

Zeinal Bava faz promessa: “Chegou o momento de esclarecer tudo”

Outros conteúdos GMG
Skate de cortiça vence prémio de inovação na Ásia