prémios

Vinho do ano na Finlândia é português

Chama-se Quinta das Setencostas Tinto 2010 e é o vinho que encantou os finlandeses em 2014.

Numa lista com mais de 1500 referências, o júri finlandês da Alko, o retalhista com o monopólio de bebidas alcoólicas na Finlândia, considerou que o vinho do ano no país é um português da região de Lisboa, produzido em Alenquer pela Casa Santos Lima.

O vinho já tinha sido distinguido com três medalhas de ouro no Challenge International du Vin 2014, no Austrian Wine Challenge 2014 e no Prodexpo Wine Competition 2014.

“O Quinta das Setencostas 2010 é vendido abaixo dos 10euro, enquanto que o prémio de melhor vinho branco, atribuído ao Domaine Laroche Chablis 1er Cru Les Vaudevey 2011 é vendido a 27,90euro, o que só vem comprovar, uma vez mais, a excelente relação qualidade/preço dos vinhos da região de Lisboa”, explica Vasco d”Avillez, presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa).

Os vinhos portugueses têm andado nas bocas do mundo nas últimas semanas: primeiro, a BBC publicava uma reportagem sobre as novas gerações que andam a revolucionar o sector em Portugal. Logo depois foi a vez do USA Today publicar um trabalho sobre o facto de Portugal estar a abanar o mundo dos vinhos.

O mercado finlandês é um dos cinco mais importantes para as exportações de vinhos de Lisboa a seguir ao Reino Unido, Polónia, Alemanha e Dinamarca.

Este ano, a revista especializada Wine Spectator colocou três vinhos portugueses no TOP 4 dos melhores do mundo em 2014.

Leia mais: Na semana passada, o vinho português Astronauta Touriga Nacional também foi considerado o melhor na África do Sul.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Lisboa. MÁRIO CRUZ/LUSA

Défice externo até julho agrava-se para 1633 milhões de euros

Lisboa. MÁRIO CRUZ/LUSA

Défice externo até julho agrava-se para 1633 milhões de euros

EDP. (REUTERS/Eloy Alonso)

Concorrência condena EDP Produção a multa de 48 milhões

Outros conteúdos GMG
Vinho do ano na Finlândia é português