Tecnologia

Há 21 doenças que podem ser detetadas pelo Facebook

Facebook
REUTERS/Thomas White/File Photo

Estudo indica que o uso de certas palavras em publicações na rede social pode apontar para riscos de saúde

O Facebook pode ser uma boa ferramenta para identificar algumas condições como ansiedade, depressão, psicose ou alcoolismo, de acordo com um novo estudo da Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia e da Universidade de Stony Brook. Segundo a investigação, escreve o Telegraph, a análise dos conteúdos das publicações na rede social pode ajudar a encontrar sinais de uma série de condições de saúde.

Ao analisar a linguagem usada nas publicações de cerca de mil pacientes de teste, os investigadores afirmam que é possível ter uma perceção das escolhas de vida das pessoas e como estas se sentem, o que pode ajudar a encontrar possíveis tratamentos.

“A personalidade, o estado mental e os comportamentos de saúde das pessoas estão refletidos nas redes sociais e essas informações podem fornecer dados adicionais sobre como gerir essas doenças”, indicam os investigadores.

O estudo indica que o uso de certas palavras pode apontar para riscos de saúde. Aqueles que usam termos como “bebida” ou “beber” revelam maior inclinação para o consumo de bebidas alcoólicas. Linguagem mais hostil pode ser um indicador de consumo de drogas ou psicose.

Os investigadores recolheram dados demográficos, como género, idade, registos médicos e informações das redes sociais de 999 pessoas. Analisaram 949.530 publicações dessas pessoas, num total de 20.248.122 palavras. A partir destes dados, foi possível identificar 21 doenças: problemas digestivos ou abdominais, distúrbios urinários e genitais, lesões e envenenamento, sintomas respiratórios, gravidez, doenças de pele, doença crónica pulmonar (DPOC), anemia por deficiência de ferro, depressão, distúrbios de fluidos e eletrólitos, hipertensão, obesidade, ansiedade, psicose, abuso de drogas, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), diabetes, anemia por perda de sangue, distúrbios da coagulação sanguínea, abuso de álcool e doenças vasculares.

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Imagem de 2016 sobre as filas no atendimento para obter o passe do Metro, esta tarde na estação do Campo Grande em Lisboa. 
( Pedro Rocha / Global Imagens )

Passe Família já pode ser pedido. Mas prepare-se para a burocracia

Imagem de 2016 sobre as filas no atendimento para obter o passe do Metro, esta tarde na estação do Campo Grande em Lisboa. 
( Pedro Rocha / Global Imagens )

Passe Família já pode ser pedido. Mas prepare-se para a burocracia

Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

Programa Regressar arranca. Governo dá incentivo até 6500 euros a emigrantes

Outros conteúdos GMG
Há 21 doenças que podem ser detetadas pelo Facebook