Tecnologia

Se usa estas passwords corre sérios riscos. Mas há como evitá-los

password

Com as ameaças informáticas a aumentar há quem ache que tem uma palavra-passe é infalível. Mas há estratégias que pode usar para proteger a password.

Num mundo onde as ameaças informáticas estão a aumentar, há quem continue a achar que a sua palavra-passe é infalível. Há algumas estratégias que pode pôr em prática para proteger a sua password.

Usa como estratégia para criar as suas palavra-passe ou pin datas de nascimento, casamento ou nomes de familiares? Há quem se esforce para criar uma palavra-passe que cumpra os requisitos, mas a verdade é que também os hackers conhecem essas práticas.

Por isso, uma das estratégias mais recomendadas é a de utilizar um gestor de passwords, onde muitas vezes já é disponibilizado um gerador automático de passwords. Como são aleatórias e extensas, com vários caracteres, maiúsculas e minúsculas, são praticamente impossíveis de decorar. E isso tem outra vantagem – a imprevisibilidade.

Leia também | Estas são as 15 piores passwords da Internet. A sua está na lista?

Todos os anos, é divulgada uma lista com as piores passwords possíveis. Apesar do aumento das ameaças, são muitos os utilizadores que recorrem a combinações como ‘123456’ ou até a ‘qwerty’ para aceder a serviços. Segundo o Instituto Nacional de Cibersegurança do Reino Unido, também há nomes nas listas de passwords – os mais comuns são ‘Ashley’, ‘Michael’ ou ‘Daniel’.

Outra coisa que deve evitar: reutilizar passwords. Muitos utilizadores recorrem à mesma password para aceder a vários serviços; ou então, também há quem utilize variações da mesma password. Essa também é outra prática que deveria repensar.

Leia também | Estes produtos ajudam a manter as suas passwords em segurança

Se pretende conseguir decorar a sua password, convém que este tenha pelo menos oito caracteres e que combine letras, símbolos e números, com variações entre letras minúsculas e maiúsculas. Convém ainda que escolha algo imprevisível e que não tenha qualquer tipo de ligação a si – evitar coisas como nome de familiares ou a banda favorita, por exemplo.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Lisboa. MÁRIO CRUZ/LUSA

Défice externo até julho agrava-se para 1633 milhões de euros

Lisboa. MÁRIO CRUZ/LUSA

Défice externo até julho agrava-se para 1633 milhões de euros

EDP. (REUTERS/Eloy Alonso)

Concorrência condena EDP Produção a multa de 48 milhões

Outros conteúdos GMG
Se usa estas passwords corre sérios riscos. Mas há como evitá-los