A época de viagens está à porta e com o Carnal e a Páscoa à espreita é a altura ideal para começar a programar o calendário de férias e fins de semana prolongados para os próximos meses. A rotina de fazer as malas, rumar ao aeroporto e entrar num avião pode ser complexa e exige o cumprimento de várias normas. Depois de ultrapassados todos os passos no aeroporto, há ainda regras a cumprir durante o voo para a segurança de todos os passageiros envolvidos. E há erros recorrentes que podem perturbar o normal funcionamento da viagem e que podem ser evitados. A Travel+Leisure faz um levantamento dos mais comuns, de acordo com os relatos de tripulantes de cabine.
Leia também: 8 produtos grátis que não sabia que pode pedir num voo em económica
1. Usar a casa de banho durante a descolagem e aterragem
São dois dos momentos mais delicados na etapa do voo e em que é necessário apertar as regras. A descolagem e a aterragem do avião devem fazer-se com todos os passageiros sentados e em segurança, com os cintos devidamente apertados, os bancos corretamente posicionados e as janelas abertas. Os corredores devem estar desimpedidos para a tripulação e, por isso mesmo, não é permitido durante estas duas alturas utilizar as casas de banho do avião. As formalidades visam facilitar o trabalho dos tripulantes e garantir que, no caso de existir alguma emergência, não há problemas adicionais, como passageiros trancados no WC ou a travar os acessos.
2. Retirar as malas sem o avião ter parado completamente
É um cenário clássico. Assim que o avião pousa na pista dezenas de passageiros apressam-se a retirar os cintos e a tirar as malas, mesmo quando a indicação é a de esperar. Este é um procedimento perigoso uma vez que por não estar ainda completamente parado o avião pode ainda enfrentar algum imprevisto como uma travagem brusca e meter em risco a segurança dos passageiros que estão já de pé e com os compartimentos das malas abertos.
3. Ser indelicado para a tripulação
As funções de um comissário de bordo vão muito além do serviço de comidas e bebidas. Estes profissionais visam zelar pela segurança e integridade de todos os passageiros e são formados para atuar nos mais variados cenários. Mas nem sempre é um trabalho fácil e muitos clientes acabam por ser indelicados com a tripulação criando situações constrangedoras durante o voo. Um dos protocolos, em casos mais extremos, visa a aterragem imediata do avião no aeroporto mais próximo para a retirada do passageiro que está a criar problemas.
4. Não apertar o cinto de segurança
Parece óbvio mas a verdade é que muitos passageiros ignoram as indicações para apertar o cinto de segurança durante o voo. Quando a luz de aviso no avião indica obrigatoriedade em apertar o cinto, os passageiros devem cumprir para evitar colocar a sua segurança em risco durante momentos de turbulência, por exemplo.
5. Não deixar acabar o serviço de bordo
O espaço do avião é reduzido e servir centenas de pessoas a bordo não é tarefa fácil. Levantar-se durante este período pode perturbar o trabalho da tripulação. Não bloqueie os corredores enquanto os comissários distribuem as refeições e espere pelo fim para se levantar, se precisar de o fazer.
6. Não coloque sapatos no corredor
No fundo, não faça nada que possa perturbar a circulação no corredor. Descalçar-se e colocar os sapatos no corredor não é uma boa prática. Deve antes guardá-los no assento à sua frente devidamente acondicionados.
7. Deixar a casa de banho desarrumada
Se precisar de utilizar a casa de banho do voo, por favor certifique-se que a deixa limpa no final. Com centenas de pessoas confinantes a uma ou duas casas de banho, é fundamental que exista civismo e preocupação em manter o espaço devidamente limpo para o bem de todos.
8. Não beba água da torneira
Kat Kamalani é uma hospedeira de bordo conhecida na rede social do Tik Tok. A profissional aconselha os passageiros a consumirem apenas liquidos que sejam engarrafados ou que venham em latas fechadas. Num vídeo publicado nesta plataforma, a tripulante afirma que no avião "os tanques de água nunca são limpos e são nojentos". Portanto, beber água da torneira dos lavatórios é um "não" - e também não se deve beber café ou chá quente, uma vez que são feitos com água desses tanques.