televisão

Análise. Disney Channel e CMTV no top dos canais pagos mais vistos

children-403582_1920

No acumulado do mês de agosto, os canais de Pay TV representaram 45,7% do share de audiência.

Uma análise de audiências de televisão referente ao mês de agosto de 2017, realizada pela agência UM, que integra o grupo IPG Mediabrands, mostra que o consumo dos canais pagos (Pay TV) continua a crescer em Portugal.

De acordo com os dados recolhidos, ainda que os canais generalistas continuem a captar mais de 50% do share da audiência de televisão, são no entanto os canais de televisão por subscrição que têm vindo a ganhar terreno “pela oferta diversificada” que apresentam, indica a análise UM/Mediabrands Insight. No acumulado do mês de agosto, estes canais representaram 45,7% do share de audiência.

Já no comparativo com o mês anterior, os canais Pay TV mantiveram o ritmo de crescimento, devido ao contributo dos canais infantis e dos canais de informação, com destaque para o Disney Channel e para o CMTV no top dos canais mais vistos. A análise indica que se trata de uma estreia para o canal infantil Disney Channel que pela primeira vez em 2017 conquistou a liderança deste ranking.

Dados 1

Na análise ao perfil dos espectadores, no acumulado do ano, a mesma análise verifica que são de facto os canais Pay TV que apresentam um perfil mais transversal, tanto em termos de género como na idade, diferenciando-se dos canais generalistas, cuja adesão mais forte apresenta-se junto do público feminino e mais velho.

Mais em detalhe, o perfil dos espetadores dos canais de televisão pagos altera-se mediante a tipologia dos canais. Referem os dados recolhidos que se os canais de informação captam um público mas velho e mais masculino, já os infantis posicionam-se nos quadrantes opostos, com adesão sobretudo junto do target mais feminino (mães) e mais jovens.

Já os canais de séries e filmes destacam-se por apresentarem um perfil mais transversal e equilibrado tanto no género como na faixa etária.

Dados 2

Numa análise detalhada por temática é ainda possível perceber diferentes perfis de adesão, mediante o posicionamento e grelha de programação que cada canal apresenta.

No caso dos canais infantis, cuja tipologia se destacou nos meses das férias de verão, destacam-se quatro canais: Panda e Disney Junior, com públicos idênticos entre si mas que diferem tanto do Disney Channel como do Cartoon Network, cujo perfil de espetadores é oposto em termos de género. No evolutivo do último ano, verifica-se que os meses de férias escolares beneficiam normalmente esta tipologia, com um aumento da audiência média transversal a todos os canais, com o Disney Channel a manter a liderança dos mais vistos da temática, seguido pelo canal Panda e Cartoon Network Portugal, superando o Disney Junior.

Dados 3
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Pestana-Casino-Park

Grupo Pestana investe 50 milhões para construir “hotel sustentável” no Algarve

Foto: JOOST DE RAEYMAEKER/LUSA

Angola: João Lourenço “esquece” Portugal na lista de países importantes

Fotografia: Direitos Reservados

Uma nova aliança Portugal-Angola?

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
Análise. Disney Channel e CMTV no top dos canais pagos mais vistos