Um dos mais raros exemplares dos livros de banda desenhada que retrata as aventuras de Tintim na Ilha Negra (“L’ île Noire”) foi leiloado por 68.501 euros na Catawiki. A edição alternativa de 1943 das aventuras do jovem jornalista na Ilha Negra, da qual apenas existem três cópias, é uma das mais raras bandas desenhadas da Europa arrematadas em leilão.
De acordo com Patrick Vranken, especialista da Catawiki em banda desenhada, este exemplar não é apenas mais um livro que retrata as aventuras de Tintim, “este livro foi impresso em 1943 a pedido de Hergé, o seu ator, que solicitou apenas 10 cópias que seriam destinadas a jornais. A cópia leiloada agora por mais de 68 mil euros nunca foi enviada para nenhum jornal, e acabou por ser utilizada pelo próprio Hergé como ferramenta de trabalho para preparação de uma versão mais moderna do livro original”.
Acrescentando que, "a excecionalidade desta cópia traduz-se nos desenhos e anotações feitas por Hergé, algo difícil de se encontrar no mercado, e que serviu de rascunho para a nova edição das aventuras de Tintim Na Ilha Negra, publicado mais tarde em 1965".
A banda desenhada foi publicada pela primeira vez a preto e branco no final de 1938. Em 1965, quando a tradução em inglês é feita, a editora britânica apontou para Hergé uma elevada quantidade de erros que tinham de ser corrigidos. O escritor aproveitou este exemplar agora leiloado para apontar as mudanças e correções necessárias, e preparar o lançamento da nova edição.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Em 2016, outra banda desenhada das aventuras de Tintim no Congo foi leiloada na plataforma da Catawiki por 39 mil euros. Os exemplares mais raros e antigos do escritor belga são assim tratados como um investimento rentável para apreciadores desta arte, em todo o mundo.