restauração

Chef Ljubomir sai da Comporta e abre novo restaurante em Lisboa

Chef Ljubomir Stanisic
Chef Ljubomir Stanisic

“Não é um adeus, é um até já”. É assim que Ljubomir Stanisic se despede da Comporta, onde até agora liderava a equipa do restaurante Sem Porta, do Hotel Sublime Comporta. O chef jugoslavo vai dedicar-se a um novo restaurante do grupo 100 Maneiras, que vai abrir em Lisboa.

Contactada pelo Dinheiro Vivo, a equipa de comunicação de Ljubomir explica que o novo restaurante vai abrir na Rua do Teixeira, no Bairro Alto, dando lugar ao que já existe noutra parte da mesma rua – também da ‘marca’ 100 Maneiras -, que entretanto irá fechar portas.

Segundo adianta a mesma fonte, o novo estabelecimento será inaugurado no final deste ano, ainda que sem data oficial prevista.

Este é o resultado final de um projeto que estava a ser pensado “há três anos” e que chegou a ser equacionado para a zona do Cais do Sodré. A equipa do chef explica que “os projetos iniciais acabam sempre por sofrer alterações”, tendo o Bairro Alto sido a zona escolhida para o novo espaço.

Ljubomir Stanisic mantém-se com dois restaurantes em nome próprio em Portugal: O novo 100 Maneiras, no Bairro Alto (que dará lugar ao antigo), e o Bistro, situado no Arco da Trindade, também em Lisboa.

Será neste novo espaço que o chef “dedicará a maior parte do seu tempo à cozinha”, o que não impedirá a manutenção de outras funções, como a consultoria gastronómica no hotel Six Senses Douro Valley, assumida desde março de 2016.

“Para além do restaurante, o Jardim Gastronómico construído com Graça Saraiva, da Ervas Finas, com cerca de 300 espécies, foi uma das conquistas mais desafiantes do chefe, cuja cozinha está cada vez mais marcada pela ligação à terra”, lê-se num comunicado enviado às redações.

“A missão que levou a cabo no Sem Porta termina com a sensação de dever cumprido. No menu do restaurante do Sublime Comporta, Ljubomir investiu nos produtos e tradições da região, reinventando-os para fazer um elogio ao Alentejo de hoje”, acrescenta.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Primeiro-ministro, António Costa. Fotografia: NUNO FOX/LUSA

Costa: “Depois deste ano nada poderá ficar como antes”

Mário Centeno, ministro das Finanças, com Pierre Moscovici, comissário europeu. Fotografia: REUTERS/Rafael Marchante

Governo promete a Bruxelas ser bom aluno em 2018

António Mendonça Mendes, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais

Mínimo de existência acaba com IRS para 54 mil recibos verdes

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
Chef Ljubomir sai da Comporta e abre novo restaurante em Lisboa