Tecnologia

Descobre falha em ATM e levanta quase um milhão

atm-china-696x464

Levantamento do dinheiro foi feito em diferentes momentos entre final de 2016 e início de 2018. Caso está agora a ser avaliado pela justiça.

O enredo parece digno de um filme de Hollywood: um programador descobriu uma forma de levantar dinheiro das caixas ATM do banco no qual trabalhava e sem deixar rasto. Imagine uma caixa Multibanco a ‘cuspir’ dinheiro de forma gratuita. O programador fez um total de 1.358 levantamentos nos quais conseguiu 7 milhões de yuans, o equivalente a 910 mil euros.

Qin Qisheng, um homem chinês de 43 anos, descobriu que os levantamentos feitos por volta da meia noite não eram devidamente registados pelo sistema, ou seja, o valor não era retirado da conta dos utilizadores.

Em condições normais, a situação acabaria por gerar um alerta, mas foi aí que entrou a perícia de Qin Qisheng: criou um script que anulava os alertas emitidos pelo registo digital, revela a publicação South China Morning Post.

Veja também | Este jogador ganhou 10 milhões com o Fortnite

O chinês explorou a falha nos ATM do Huaxia Bank entre novembro de 2016 e janeiro de 2018. Como se a história não fosse já mirabolante o suficiente, o próprio banco decidiu não apresentar queixa contra o funcionário, que alegadamente disse estar a testar os mecanismos de defesa da empresa.

Apesar do perdão ‘patronal’, a justiça chinesa não viu a situação da mesma forma: Qin Qisheng enfrenta agora uma pena que pode ir até dez anos e meio de prisão. O chinês é acusado de ter movido o dinheiro para uma conta privada – e não uma conta de testes do banco – e de ter feito alguns investimentos em bolsa com o valor extraído das caixas ATM.

Veja mais sobre tecnologia em insider.dn.pt

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Caixa Geral Depósitos CGD Juros depósitos

Caixa perdeu 1300 milhões com créditos de grandes devedores

Ursula von der Leyen foi o nome nomeado para presidir à Comissão Europeia. (REUTERS/Francois Lenoir)

Parlamento Europeu aprova Von der Leyen na presidência da Comissão

Christine Lagarde, diretora-geral demissionária do FMI. Fotografia: EPA/FACUNDO ARRIZABALAGA

Christine Lagarde demite-se da liderança do FMI

Outros conteúdos GMG
Descobre falha em ATM e levanta quase um milhão